Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/09/2019

Relator quer que Reforma Tributária gere impacto positivo na construção

O relator da proposta de Reforma Tributária, deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), afirmou que existe uma convergência da sociedade brasileira no sentido da reforma e uma preocupação com o setor da construção civil. “Todos os setores concordam com a necessidade da reforma. E a gente entende, sim, que há uma carga tributária pesada sobre o setor da construção, por isso estamos trabalhando para causar um impacto positivo, com geração de novos postos de trabalho”, disse, na tarde desta quarta-feira (18), durante audiência pública convocada pela Comissão Especial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/19, que trata da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) foi uma das entidades participantes da audiência pública.

Ribeiro disse acreditar que o foco da Reforma é a simplificação tributária para que o País tenha um sistema mais justo. “Precisamos aprofundar essa discussão, acho que existem formas para atender a representatividade do setor produtivo por conta do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços], que é o imposto que tem a maior parte de arrecadação do ponto de vista do consumo”, disse.

O debate abordou as repercussões setoriais da proposta. O presidente da CBIC, José Carlos Martins, fez uma apresentação sobre a participação da construção no PIB e no emprego e ressaltou a importância da Reforma Tributária. “A CBIC acredita muito no trabalho do relator, cujo objetivo vai além da reforma propriamente dita, entrando no conceito de Estado e de competitividade da economia brasileira”, ressaltou.

Martins apresentou as preocupações do setor sobre o aumento da carga tributária. “Nós defendemos que a folha deva ser desonerada, mas não adianta desonerar e tributar sobre o valor agregado. Propomos um meio termo que não penalize o investimento em qualquer nível”, frisou o presidente.

Simplificação na tributação e progressividade na desoneração da folha de pagamento são pontos que Martins acredita que vão ajudar a diminuir o custo do investimento. “Nossa preocupação é como será o tratamento com o setor da construção. Hoje, 62% dos trabalhadores são informais. A CBIC acredita em um equilíbrio na construção da proposta, com foco na retomada do emprego e investimento”, argumentou o representante da Indústria da Construção.

Também participaram da audiência:

  • Reginaldo Ribeiro, representante da Comissão Executiva Tributária da Federação Brasileira de Bancos (Febraban);
  • Mauricio Antonio Ungari da Costa, vice-presidente da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras);
  • Amanda Oliveira, advogada tributarista da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

A audiência foi transmitida em tempo real e está disponível na íntegra na página da Câmara dos Deputados no Youtube 

Confira as fotos da audiência na página da CBIC no Flickr.

COMPARTILHE!

VEJA TAMBÉM

Calendário

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

Parceiros e Afiliações

Associados

 
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
 
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.