Projetos

2017 – 2018

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

O Futuro da Minha CidadeObjetivo:

Realizar eventos com novas cidades e com cidades anteriormente integrantes do Projeto, a fim de apoiar/incentivar a desenvolver um plano a longo prazo para cada localidade.

Área restrita aos cadastrados no projeto.

Promoção e Disseminação de Gestão de Recursos Hídricos na Indústria da ConstruçãoObjetivo:

Dar continuidade às ações de disseminação de experiências e inovações, de adequação do arcabouço regulatório sobre o tema gestão de recursos hídricos no setor da Indústria da Construção e participar do Fórum Mundial da Água, uma oportunidade de estimular oportunidades de negócios, trazendo incentivos de investimentos em eficiência hídrica.

Área restrita aos cadastrados no projeto.

Mapeamento de Oportunidades de Negócios em Sustentabilidade na Construção e Disseminação de Boas PráticasObjetivo:

Oferecer suporte às ações, iniciativas e práticas de referência em Sustentabilidade desenvolvidas pelo setor da Indústria da Construção;

Mapear casos de sustentabilidade implementadas por construtoras que demonstrem claramente o retorno financeiro positivo, além dos demais indicadores de sustentabilidade;

Identificar iniciativas nacionais e/ou internacionais, além de implementar ações de disseminação junto ao público alvo do projeto.

Área restrita aos cadastrados no projeto.

Proposições de Legislações e Políticas Públicas AmbientaisObjetivo:

Desenvolvimento e apresentação de análises técnicas e jurídicas para subsidiar procedimentos legislativos e questões regulatórias afetas à área de meio ambiente e sustentabilidade que incidam em atividades produtivas e negócios do setor da construção e que apoiem a integração e segurança jurídica entre os principais atores envolvidos no processo de desenvolvimento de regulamentações ambientais.

Elaboração de um mapeamento de incentivos econômicos e regulatórios que fomentem a sustentabilidade no setor.

Área restrita aos cadastrados no projeto.

MERCADO IMOBILIÁRIO & INFRAESTRUTURA URBANA

Índices do Mercado ImobiliárioObjetivo:

Manter a elaboração e divulgação trimestral dos indicadores imobiliários, apoiar a coleta de dados em algumas entidades fonte de informações e aprimorar o projeto, com o desenvolvimento de uma plataforma digital e incorporação de novos dados às pesquisas;

Identificar os interesses comuns com a indústria da construção e buscar a integração das pesquisas, por meio de compartilhamento de informações do setor da construção, visando otimizar os esforços e custos da pesquisa de indicadores imobiliários.

Área restrita aos cadastrados no projeto.

Melhorias no Mercado ImobiliárioObjetivo específico 1: Melhorias no Ambiente de Negócio

  • Trabalhar na busca de uma padronização dos procedimentos cartorários, buscando adequar os procedimentos e prazos às necessidades do mercado imobiliário, a partir de um questionário modelo respondido pelas entidades fonte de informações;
  • Conhecer, compilar e debater com as entidades, as melhores práticas para obtenção de licenciamento e certificado de conclusão de obra, que possam ser propostas às prefeituras;
  • Realizar evento com a participação de membros do judiciário, para apresentar esclarecimentos sobre o setor da construção e promover debate sobre temas que têm gerado insegurança jurídica para setor;
  • Elaborar um documento esclarecendo o funcionamento e as obrigações geradas pelo uso do instituto do Patrimônio de Afetação em empreendimentos imobiliários.  Apresentação e debate do tema em reunião da Comissão, visando à utilização mais acertada desse instrumento, dando maior segurança aos compradores e aos agentes financeiros.

Objetivo específico 2: Crédito para o Mercado Imobiliário

  • Buscar ações efetivas para melhorar a disponibilidade do crédito imobiliário em geral, por meio de participação em audiências com órgãos governamentais responsáveis pela normatização de alternativas de crédito e/ou agentes financeiros em geral;
  • Constituição de grupo multidisciplinar para estudar o FGTS e coordenar o trabalho do Grupo, compilando os resultados, além de buscar informações referentes a experiências de outros países da América Latina (México e Chile);
  • Monitoramento sistemático de normativos, atos/decisões oficiais e outras regulamentações econômicas sobre o mercado imobiliário por meio dos documentos públicos disponíveis referentes ao crédito imobiliário, com análise e informações comentadas em boletins periódicos, principalmente dos orçamentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Área restrita aos cadastrados no projeto.

Continuidade e Melhoria dos Programas HabitacionaisObjetivo:

Realização de um estudo para estruturar propostas técnicas que possibilitem, ao mesmo tempo, a revitalização de centros urbanos e a geração de alternativas de moradias nessas centralidades;

Continuidade no acompanhamento do programa MCMV, por meio de reuniões periódicas com agentes financiadores para identificação de possíveis melhorias operacionais;

Monitoramento da emissão de novas instruções normativas para análise e envio aos associados.

Área restrita aos cadastrados no projeto.

Desenvolvimento UrbanoObjetivo:

Continuar a disseminação da cartilha “POR UMA NOVA CULTURA URBANA”, com apresentação e discussão das propostas nela contidas, por meio de 3 eventos em cidades-piloto, em parceria com o Instituto Jaime Lerner.

Área restrita aos cadastrados no projeto.

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Gestão das Normas Técnicas do SetorObjetivos:

  • Dar continuidade do Grupo CBIC de Acompanhamento das Normas Técnicas, composto por representantes dos Sindicatos da Construção Civil (associados CBIC) e com a colaboração do superintendente do Comitê Brasileiro de Construção Civil CB-02. A atuação do grupo visa estreitar a parceria, reforçar a corresponsabilidade e intensificar o trabalho de acompanhamento/ monitoramento/ posicionamento sobre os principais processos de normalização relacionados ao setor no âmbito da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e que possa impactar nas atividades da construção brasileira. Através da divisão de tarefas entre os participantes do Grupo, faz-se a participação ativa, presencial ou remota, dos representantes das construtoras e/ ou sindicatos e / ou CBIC na defesa de seus interesses e na tomada de decisões das Comissões de Estudos da ABNT. Eventuais estudos técnicos para subsidiar defesa de interesses do setor da construção em processos de normalização.
  • Intensificar a divulgação e fomento das normas técnicas, dando continuidade à ferramenta criada com a elaboração do Catálogo de Normas Técnicas em fases anteriores do projeto, um guia prático para facilitar o uso das normas técnicas. Ou seja, modernizar o catálogo transformando-o em ferramenta com utilização por dispositivos móveis, em aplicativo (APP).
  • Dar continuidade a articulação e elaboração de projetos e estudos para a revisão da Norma ABNT NBR 12721:2006 – Custo Unitário Básico / CUB.
  • Dar início a articulação e estudos para a revisão da norma ABNT NBR 15575/2013 – “Edificações Habitacionais – Desempenho”.

Área restrita aos cadastrados no projeto.

Tendências e Melhorias de Gestão, Tecnologia e Inovação na ConstruçãoObjetivo:

  • Identificar, apoiar, desenvolver e disseminar propostas de melhorias, tendências de desenvolvimento e modernização do setor relacionadas à gestão, tecnologias e inovações com vistas à multiplicação destas iniciativas e fomento de outras ações de mesma natureza.
  • Implementar ações de promoção de capacitação de profissionais de engenharia e arquitetura para implantação do BIM (Building Information Modeling) no setor, através da realização de seminários de mobilização e de disseminação da Coletânea de Implementação do BIM/CBIC/SENAI.
  • Realizar evento nacional sobre o BIM, com divulgação pós-evento em veículo de âmbito nacional e em revista técnica especializada.
  • Realizar o lançamento da 22ª Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade.
  • Revisitar e atualizar a proposta CBIC & SENAI (publicação de 2013) para uma Política de Ciência de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Indústria da Construção.

Área restrita aos cadastrados no projeto.

INFRAESTRUTURA

Melhoria da Competitividade e Ampliação de Mercado na Infraestrutura – Ciclo 2Objetivo específico 1:

Contribuir para a ampliação de mercado em Infraestrutura através do aumento do número de empresas com condições de participar deste mercado. Elaborar propostas para o governo para aumentar a capacidade das empresas de alavancar investimento e assumir financiamento. Propor diretrizes para que as empresas se renovem, se qualifiquem, se capacitem para acessar investimentos públicos e/ou privados e as garantias inerentes a esses novos modelos de negócios e possam competir de forma isonômica contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira, reduzir o desemprego e elevar a arrecadação.

Objetivo específico 2: 

Apresentar proposições para modernização dos marcos regulatórios para licitação e contratação de obras públicas. Aprimorar e/ou desenvolver material técnico e subsidio para apresentar em audiências e reuniões com setor público e/ou privado, considerando a dinâmica de aprovação de textos na Câmara Legislativa e em órgãos de fiscalização e controle.

Objetivo específico 3:

Acompanhar e disseminar os resultados do processo de revisão/aferição das composições dos Sistemas Nacionais de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil.

Área restrita aos cadastrados no projeto.

PROJETOS TRANSVERSAIS

Integração InternacionalObjetivo:

Ser representante internacional da indústria da construção brasileira; estabelecer intercâmbio com entidades representativas do setor da construção de diversos países para a cooperação técnica e política, para o incentivo ao desenvolvimento da indústria da construção e mercado imobiliário e de infraestrutura, contribuir para a solução de problemas relacionados com estudos, projetos e obras que são de interesse comum e estabelecer e / ou fortalecer estratégias nacionais, com agências internacionais como Organização das Nações Unidas (ONU), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial (BM) e o International Finance Corporation (IFC), Fundo Monetário Internacional (FMI) . Como:

  • Participação em reuniões e projeto/ações da CICA – Confederation of International Contractors’ Associations;
  • Participação em reuniões e projeto/ações da FIIC – Federación Interamericana de la Industria de la Construcción para contribuições efetivas da CBIC em projetos da FIIC;
  • Participação em eventos internacionais que a CBIC for convidada a representar a Indústria da Construção Brasileira e/ou para participar para troca e ganho de conhecimento;
  • Participação no  grupo de trabalho (do qual a CBIC é a líder) da CICA – Confederation of International Contractors’ Associations para inserção das empresas brasileiras de menor porte no mercado de Infraestrutura. O objetivo do grupo é aumentar a capacidade das empresas de alavancar investimento e assumir financiamentos.

Área restrita aos cadastrados no projeto.

Disseminação e Divulgação de Projetos para o Desenvolvimento do Setor da ConstruçãoObjetivo:

Disseminação e divulgação para entidades e empresas do setor da construção, stakeholders e sociedade em geral – do desenvolvimento e/ou resultados de projeto(s) deste Plano de Trabalho através de informativos eletrônicos, de inserção em canais de divulgação dos associados CBIC, de inserção de conteúdos em redes sociais, de criação de materiais promocionais e eventualmente também através de inserção de conteúdo de divulgação em veículos de comunicação de âmbito nacional.

Área restrita aos cadastrados no projeto.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Dia Nacional da Construção SocialObjetivo:

Realizar simultaneamente em diversas localidades brasileiras um grande evento de Responsabilidade Social através da oferta gratuita de serviços de saúde, lazer, educação e cidadania, além de atividades recreativas, esportivas e culturais.

Área restrita aos cadastrados no projeto.

Projeto Ética e Compliance na ConstruçãoObjetivo:

Continuar a disseminação do guia de Ética e compliance da construção e do código de conduta concorrencial para despertar a consciência sobre ética e compliance e instrumentalizar as entidades de modo a que essas possam dar suporte aos empresários do setor para a gestão da ética em suas organizações.

Área restrita aos cadastrados no projeto.

Prêmio CBIC de Responsabilidade SocialObjetivo:

Desenvolver a segunda etapa (premiação) do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social 2017.

Área restrita aos cadastrados no projeto.

Desenvolvimento de LiderançasObjetivo:

Formar jovens comprometidos com o desenvolvimento das representações empresariais, que aproveitem as oportunidades criadas pelo projeto (de aprimoramento de competências específicas para o desempenho como futuros líderes) para, em momento oportuno, implementar suas ideias aperfeiçoando suas habilidades e direcionando-as para as representações empresariais e para o setor.

Área restrita aos cadastrados no projeto.

Promoção de Boas Práticas em Responsabilidade SocialObjetivos:

  • Disseminar os dados da pesquisa sobre os impactos da responsabilidade social na indústria da construção (realizada no ciclo 2016-2017), impactos esses que subsidiam a composição de indicadores de sustentabilidade, a verificação do nível de maturidade da responsabilidade social corporativa e o grau de informalidade existente no setor.
  • Identificar, disseminar e promover boas práticas, baseadas na norma ABNT ISO 26000, desenvolvidas pelo setor da construção, do mercado imobiliário e/ou de setores afins de modo a impulsionar empresas do setor da construção e do mercado imobiliário a incorporarem, valores, princípios e, por conseguinte, práticas semelhantes aos seus cotidianos;

Área restrita aos cadastrados no projeto.

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

Segurança e Saúde no Trabalho na Construção CivilObjetivo:

Adoção de medidas de combate à informalidade e realização de ações que resultem na elevação da segurança e saúde no trabalho, melhores empregos e melhores condições de trabalho aos trabalhadores do setor da construção.

Objetivos específicos:

  • Acompanhamento permanente das Normas Técnicas afetas à construção, através de assessoria técnica especializada, de modo a ampliar o acesso/conhecimento das regras vigentes.
  • Monitoramento e disseminação dos mais importantes atos e decisões oficiais relativos à Segurança e Saúde no Trabalho de impacto nas Relações do Trabalho na Construção Civil.
  • Realização (e/ou a participação) de eventos, palestras, seminários, fóruns, encontros e outros para discutir e disseminar a importância da segurança e saúde no trabalho para o setor e o aprimoramento das relações de trabalho na construção.
  • Realização de estudos/materiais que visem esclarecer e orientar sobre regras trabalhistas, inclusive quanto à importância de se adotar medidas preventivas de segurança e saúde na construção.
  • Estimulo à gestão da segurança e saúde no trabalho nas pequenas e médias empresas de construção.
  • Realização de estudos sobre os acidentes de trabalho na construção com a indicação dos sistemas construtivos que possam reduzir efetivamente o número de acidentes.

Área restrita aos cadastrados no projeto.

PROJETO TRANSVERSAL

Disseminação e Divulgação de Projetos para o Desenvolvimento do Setor da ConstruçãoObjetivo:

Disseminação e divulgação para entidades e empresas do setor da construção, stakeholders e sociedade em geral – do desenvolvimento e/ou resultados de projeto(s) deste Plano de Trabalho através de informativos eletrônicos, de inserção em canais de divulgação dos associados CBIC, de inserção de conteúdos em redes sociais, de criação de materiais promocionais e eventualmente também através de inserção de conteúdo de divulgação em veículos de comunicação de âmbito nacional.

Área restrita aos cadastrados no projeto.

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – RJ
Sinduscon-SF
Sinduscon-BC
Sinduscon-PA
Sinduscon-PE
Sinduscon-RN
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-RR
Sinduscon-Joinville
ADIT Brasil
ADEMI – BA
Sinduscon-Pelotas
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea