História

Representação, Articulação e Produção de Conhecimento para a Indústria da Construção

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) foi fundada em 1957, no Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de tratar das questões ligadas à Indústria da Construção e ao Mercado Imobiliário; e de ser a representante institucional do setor no Brasil e no exterior. Em 1982, com o fortalecimento do seu papel de interlocutora do setor junto aos três Poderes, sua sede foi transferida para Brasília (DF). Em 2017, a CBIC celebrou 60 anos de atuação inaugurando uma nova sede e registrando crescimento no número de Associados: a entidade reúne 98 sindicatos e associações patronais do setor da construção, presentes nas 27 unidades da Federação.

A CBIC representa institucionalmente o setor e promove a integração da cadeia produtiva da construção em âmbito nacional, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país. Dirigida por um Conselho de Administração eleito pelos Associados, a CBIC atua por intermédio de suas comissões técnicas: Comissão de Infraestrutura (COINFRA); Comissão de Obras Industriais e Corporativas; Comissão da Indústria Imobiliária (CII); Comissão de Habitação de Interesse Social; Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT); Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT); Comissão do Meio Ambiente (CMA); Comissão de Responsabilidade Social (CRS);Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) e o Conselho Jurídico (CONJUR). A CBIC conta, ainda, com o Banco de Dados.

A entidade produz conhecimento qualificado, com vistas a oferecer ao setor o ferramental necessário para manter-se na dianteira do mercado. Nesse campo, a CBIC promove o debate e a produz conhecimento tanto em temas de caráter técnico de interesse da construção civil e destinados à permanente modernização da gestão de entidades e empresas; quanto aqueles dirigidos à capacitação e treinamento de profissionais do setor e à identificação de novas oportunidades de negócios. Por intermédio de suas comissões técnicas, a CBIC publica estudos diversos, produzidos por especialistas de notório conhecimento, e realiza eventos multidisciplinares destinados ao debate e capacitação de dirigentes e empresários.

A CBIC atua na articulação dos diversos segmentos da construção como interlocutora formal no encaminhamento de temas e propostas junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; agentes financiadores; além de outras entidades em setores diversos e a Academia. É característica marcante da entidade acompanhar a agenda nacional, posicionando a construção civil e o mercado imobiliário nos debates de interesse do Brasil e contribuindo com propostas para a solução de problemas, tendo como interesse maior o desenvolvimento do país e da sua população.

A entidade também representa internacionalmente a indústria da construção. Integra a Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC), entidade que representa a construção em toda a América Latina, e da qual assumiu a liderança de comissão técnica criada em 2016 para discutir e articular ações destinadas a fomentar a inserção de um maior número de empresas da construção em projetos de infraestrutura nos diversos mercados mundiais. A FIIC representa 18 Câmaras de 18 países. Ainda no campo da representação internacional, a CBIC é filiada à Confederação Internacional das Associações de Construção (CICA), da qual assumiu uma das vice-presidências em janeiro de 2017.

MISSÃO

Representar a indústria da construção brasileira de maneira legítima e ética; fortalecer e integrar suas Associadas; fomentar soluções alinhadas ao desenvolvimento sustentável do país.

PRIORIDADES

Buscar a melhoria do ambiente de negócios nacional, com foco na infraestrutura e no mercado imobiliário – estimular a conduta empresarial responsável, a segurança jurídica e a economia sustentável. Buscar a perenidade das empresas do setor.

Ser protagonista de um programa de competitividade e desenvolvimento da construção e do país; com foco na inovação tecnológica, na produtividade e na sustentabilidade.

Buscar mecanismos para alcançar a autosustentabilidade financeira e a ampliação da base de representação de suas Associadas.

Estabelecer pauta para deliberação e atuar conforme as diretrizes do Conselho de Administração, dentro de uma política de governança para a entidade.

Combater a informalidade e fomentar a saúde, a segurança e o bem estar do trabalhador da construção civil.

Desenvolver projetos e divulgar boas práticas para reforçar a conduta/imagem positiva do setor.

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-TO
Sinduscon-Vale do Itapocu
SINDICIG
Aconvap
Sinduscon – CO
Sinduscon Sul – MT
Sinduscom-NH
Ademi – ES
Sinduscon-PB
ASEOPP
Sinduscon-GO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea