Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/12/2023

CBIC lança cartilhas de gestão compartilhada e ESG em inglês e espanhol

Pioneira em temas como gestão compartilhada e ESG (ambiental, social e governança) na construção, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou as cartilhas “Guia Prático de Gestão Compartilhada” e “ESG no segmento de obras industriais e corporativas” em inglês e espanhol.

A tradução dos materiais permite que organizações e profissionais tenham acesso globalmente a informações relevantes para o setor e o bom andamento dos projetos. De acordo com o vice-presidente de Obras Industriais e Corporativas da CBIC, Ilso Oliveira, a tradução do material permite uma maior disseminação de um tema que tem ganhado cada vez mais espaço e importância mundialmente. 

“É importante que nosso setor universalize a noção de que empresas da indústria da construção com práticas de sustentabilidade conseguem ter ganhos econômicos maiores do que empresas que não adotam a agenda ESG, além da importância da gestão compartilhada para os avanços dos projetos”, disse. 

O Guia de Gestão Compartilhada, produzido pela CBIC em parceria com o SENAI, tem como intuito orientar ações que aumentem o sucesso em projetos industriais. Para Oliveira, a cultura da gestão compartilhada passa pelo entendimento de que um projeto, para obter sucesso, requer trabalho conjunto. “A gestão compartilhada, apesar de ser entendida como um modelo gerencial, é, na realidade, uma nova cultura de gestão. A construção dessa mentalidade exige uma postura empresarial focada no resgate da credibilidade e da confiança entre os empreendedores e seus fornecedores”.

Já a  cartilha ESG, desenvolvida pelo Sinduscon-MG e CBIC, em parceria com a Fundação Dom Cabral e o SENAI, é voltada para inserir os pilares ambiental, social e governança no setor de obras industriais e corporativas para que as organizações tenham uma visão mais sistêmica, tanto para antecipar e mitigar riscos, como para compreender novas oportunidades de geração de riqueza, valor, transformação, prosperidade social e competitividade. “É neste cenário que os princípios ESG emergem e ganham força”, complementou Oliveira. 

Para acessar o material, confira os links abaixo: 

Clique aqui para baixar o Guia Prático de Gestão Compartilhada em  

Clique aqui para acessar a versão em inglês

Clique aqui para acessar a versão em espanhol 

Clique aqui para baixar a Cartilha ESG

Clique aqui para acessar a versão em inglês

Clique aqui para acessar a versão em espanhol 

O tema tem interface com o projeto “Sustentabilidade das Empresas do Segmento de Obras Industriais e Corporativas”, da COIC/CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ASBRACO
Sinduscon-MG
Sinduscon – CO
Ademi – PR
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-PE
Sinduscon-Joinville
AELO
SECOVI-SP
Sinduscon-AP
Sicepot-PR
Sinduscon Chapecó
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea