Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

17/10/2013

Setor da construção civil retoma obras e gera mais empregos no Maranhão

"Cbic"
17/10/2013

O Estado do Maranhão

Setor da construção civil retoma obras e gera mais empregos no Maranhão

Atividade, que sofria com a retração até julho, se recuperou e só no mês de setembro contribuiu com mais da metade dos empregos gerados no estado.

 O setor da construção civil voltou a gerar emprego com carteira assinada após um longo período de retração nos investimentos. Desde agosto, a atividade já criou mais de 2.350 postos formais de trabalho no Maranhão, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

De acordo com as estatísticas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), este ano, até julho, o saldo de emprego na construção civil maranhense – realidade que perdurava em todo o país – era sempre negativo mês a mês. Em agosto, houve uma inversão, com a criação de 799 postos de trabalho.

Na estatística mais recente, referente a setembro, divulgada ontem pelo MTE, foram gerados 1.553 empregos com carteira assinada pela construção civil, o que representou um aumento de 2,54%. Foi a maior elevação em termos relativos e absolutos. Isso significa que mais da metade dos 2.913 empregos formais criados em setembro no estado tiveram a construção civil como principal gerador de vagas para a mão de obra local.

Desempenho – O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon), Fábio Nahuz, avaliou positivamente o desempenho do setor em setembro. "A construção civil é o setor industrial que mais emprega mão de obra e a geração de mais postos de trabalho é sempre positiva para o mercado. Atribuo este aumento à fase de construção de imóveis do programa Minha Casa Minha Vida devido à chegada do período de estiagem, que favorece a continuidade das obras", assinalou. No acumulado do ano, o setor ainda registra queda de 2,08% na criação de vagas em comparação a igual período do ano passado. Ou seja, o fechamento de 1.393 postos de trabalho.

Porém, com essa recuperação nos dois últimos meses, a expectativa do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon) é que o ano de 2013 feche com saldo positivo na oferta de emprego com carteira assinada. "A tendência no segundo semestre de cada ano é sempre de saldo positivo, mas o mercado ainda está em fase de retração, apesar do nosso otimismo de continuar em alta e de buscarmos alternativas para maior desenvolvimento do setor.

Além da construção civil, os setores de serviços (+889 postos) e comércio (+530 vagas) contribuíram para o saldo positivo de 2.913 empregos celetistas criados em setembro, o que correspondeu a uma expansão de 0,64% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior.

Acumulado – Os números do Caged mostram que no acumulado do ano (janeiro a setembro), foram criados 11.016 postos de trabalho no Maranhão, acréscimo de 2,40% em relação ao mesmo período de 2012.

Ao longo do ano, o setor de serviços tem se destacado com o saldo de 7.377 postos de trabalho, incremento de 4,33%. Em seguida vem a atividade de comércio com a criação de 2.493 vagas (+1,87%) e indústria de transformação com 1.607 postos de trabalho (+3,94%).

Mais

Nos últimos 12 meses, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados verificou acréscimo de 1,43% no nível de emprego com carteira assinada no Maranhão, ou mais 6.620 postos de trabalho.

Números

2.913 Empregos com carteira assinada foram criados em setembro no estado
1.553 Vagas formais de trabalho foram geradas somente pela construção civil

 



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Calendário

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-PE
Sinduscon-BNU
Aconvap
Sinduscon Sul – MT
ABEMI
Sinduscon-MG
Sinduscon-PLA
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sindicopes
Sinduscon-RN
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.