Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

02/02/2018

Excelência em gestão é diferencial na área de Infraestrutura

Empresários da construção poderão se destacar no mercado com workshop sobre gestão de negócios promovido pela CBIC

Situações de dificuldade e crise podem ser encaradas como um momento propício para o florescimento da criatividade e o incentivo ao avanço. Não poderia ser diferente no setor da construção civil, especialmente em se tratando de Infraestrutura, área que tem sofrido nos últimos anos com o enxugamento orçamentário governamental, mas que se prepara para viver um recrudescimento a partir do crescente cenário de concessões e parcerias público-privadas (PPPs) no Brasil.

Com a capacidade de investimentos bastante enfraquecida por parte da União, dos estados e municípios, a iniciativa privada – notadamente as empresas construtoras – precisam se reinventar, estabelecendo novas relações no mercado e empregando novas posturas empresariais. As organizações passaram a atuar diretamente com outros players, como investidores e operadores; e temas como Compliance e eficiência estão na pauta do trabalho, tornando-se um diferencial no mercado para a conquista de oportunidades de contratos.

A excelência na gestão de negócios e a boa governança corporativa formam outro componente para o sucesso e são tópicos que não podem mais ser ignorados pelos empresários da construção civil. Com o objetivo de contribuir com o setor para que se prepare adequadamente para essa conjuntura, o Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO), em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), promove novo curso sobre a temática. Trata-se do 2º workshop “Excelência em Gestão na Construção”, que acontecerá no dia 27 de fevereiro, em Goiânia.

“As empresas que operam na área da Infraestrutura atravessam uma crise, sem precedentes, de retração de mercado e oportunidades, tendo reflexo, evidentemente, na estrutura administrativa dessas organizações”, afirma Carlos Eduardo Lima Jorge, presidente da Comissão de Infraestrutura (COP) da CBIC.

Preocupada em capacitar o setor e tendo em vista os objetivos do projeto “Melhoria da competitividade e ampliação de mercado na infraestrutura” – também correalizado pelo Senai Nacional –, a CBIC buscou especialistas para responder a seguinte pergunta: Que ferramentas estão disponíveis para aumentar a eficiência das construtoras de forma a obter melhores resultados financeiros? “Fizemos esse desafio e, como resultado, temos o workshop e um estudo que é apresentado no evento, discutido e distribuído aos participantes como material de referência”, ressalta Lima Jorge.

ESTRUTURA DO WORKSHOP

O objetivo do workshop é compartilhar conhecimento sobre gestão com empresas do setor da construção civil, em um contexto de crise econômica, apresentando metodologias e ferramentas que auxiliem na obtenção desses melhores resultados financeiros.

Henrique Massa, sócio do Instituto Aquila, responsável pela apresentação do workshop, explica: “O curso é estruturado aos associados da CBIC de tal forma que a gente consiga disponibilizar conteúdos que são muito específicos, porém importantes para as empresas do setor, visto as dificuldades que hoje existem no mercado da construção em geral. Entendemos a complexidade técnica do setor e tentamos mesclar, ao longo do workshop, a demonstração teórica dos temas com exercícios práticos, para que as pessoas consigam absorver o conhecimento adquirido de forma mais pragmática”.

São três as ferramentas destacadas no curso e utilizadas, cada vez mais, em soluções gerenciais: 1- Redução de Custos e Despesas por Meio da Base Zero, cuja função é buscar a melhor eficiência para os recursos da empresa a partir da reflexão dos processos; 2- Gerenciamento Prático de Projetos, que é a estruturação e o acompanhamento da implantação de um novo projeto, buscando a execução dentro do prazo, com a qualidade e os custos esperados; e 3- Gestão de Processos por Meio de Fábricas Virtuais, para o mapeamento dos principais processos da empresa, colocando-se indicadores de desempenho e aplicando a metodologia de gestão.

Para a área de Infraestrutura, segundo Massa, a excelência em gestão é um diferencial devido ao momento atual de muita restrição de recursos. “É muito importante você ter gestão para ser cada vez mais eficiente e viabilizar econômica e financeiramente os projetos”, alerta.

O workshop conta com o conhecimento e a experiência do Instituto Aquila para instruir e direcionar os empresários da construção nesse desafio. O instituto é uma consultoria internacional, especializada em soluções gerenciais, que atua em 15 países e 120 segmentos dos setores público e privado. São mais de 800 projetos em carteira e 400 profissionais na equipe.

TRABALHO DA COP/CBIC

O primeiro workshop “Excelência em Gestão na Costrução” foi realizado em São Paulo, em julho de 2017, e contou com a participação de 45 empresas do setor, incluindo proprietários, dirigentes, executivos, técnicos e prestadores de serviços. O presidente da COP comenta que, desde a primeira apresentação, várias empresas buscaram aprimorar e incorporar em suas rotinas o que foi visto no encontro: “Vimos que muitos empresários perceberam as novidades que estavam disponíveis e poderiam ser aplicadas sem muita dificuldade dentro das empresas a fim de ter melhores benefícios financeiros, evitando perdas e otimizando resultados”.

Esta é mais uma das inúmeras ações desenvolvidas pela CBIC para criar condições efetivas de negócios para o maior número de empresas. Questões como PPPs, concessões, locação de ativos, financiabilidade, segurança jurídica e Matriz de Riscos também estão na agenda da comissão. “Ao mesmo tempo em que a COP vem trabalhando na melhoria das condições de mercado, agora se volta também para dentro das empresas, tentando colocar à disposição delas alguns métodos e ferramentas para melhorar a gestão de seus contratos”, reforça Lima Jorge.

2º workshop “Excelência em Gestão na Construção”

Data: 27 de fevereiro, terça-feira

Horário: das 14h às 18h

Local: sede do Sinduscon-GO (Rua João de Abreu, nº 427, Setor Oeste – Goiânia)

As inscrições são gratuitas, mas com vagas limitadas. Para se inscrever, acesse aqui.

Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (62) 3095-5178 – falar com a engenheira Daniela Castro.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Joinville
ASEOPP
Ademi – AL
SINDICIG
Sinduscon-PA
Ascomig
APEMEC
Abrainc
Sinduscon – Norte
Sinduscon-SE
Sinduscon – Lagos
SINDUSCON – SUL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea