Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

30/08/2013

Consórcio imobiliário

"Cbic"
30/08/2013

Estado de Minas

Consórcio imobiliário

Bráulio Quintino

 Broker da imobiliária RE/MAX Class

 Atraente por não ter juros, o modelo demanda cuidados

Bráulio Quintino Broker da imobiliária RE/MAX Class A aquisição sem juros de qualquer tipo de imóvel, novo ou usado, residencial ou comercial, ou até mesmo a reforma, construção em terreno próprio em qualquer lugar do Brasil, sendo proprietário de um imóvel financiado e quitar a dívida junto a outra instituição financeira, são algumas das características que estimulam o crescimento do consórcio imobiliário no Brasil. Considerado mais atraente que o financiamento habitacional, uma vez que não tem cobrança de juros, apenas uma taxa de administração, variando entre 1% e 1,5% do valor do imóvel definido pelo consorciado, cobrada ao ano. Basta definir o valor que deseja receber, conforme o tipo de imóvel a ser adquirido, e aderir a um grupo. Por regra genérica, as administradoras obtêm o número de consorciados por turma, multiplicando por dois o número de meses previstos, podendo variar, em média, entre 100 e 180 meses, sem taxa de juros, somente com taxa de administração fixa, as correções das prestações são feitas pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC). De 12 em 12 meses, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser utilizado na aquisição de imóveis prontos, conforme normas do governo.

Qualquer pessoa, a partir de 18 anos de idade, pode participar do consórcio, porém, a faixa etária do consorciado será considerada na ocasião da contratação de seguro de morte e invalidez. As pessoas que procuram o consórcio imobiliário são pessoas físicas com renda informal, tem restrições cadastrais e querem recuperar seu crédito até o recebimento do imóvel. Para quem não tem pressa em comprar a casa própria, a grande vantagem sobre os financiamentos bancários são as taxas de correção muito mais baixas. No consórcio, o interessado paga 18% de taxa de administração (no prazo total) e 5% de fundo de reserva. Nos empréstimos das instituições financeiras, a taxa mais econômica gira em torno de 8,65% ao ano, mais Taxa Referencial (TR). Antes de adquirir um consórcio, o ideal é que se tenha conhecimento das regras vigentes, escolhendo uma administradora de consórcio competente e autorizada junto ao órgão fiscalizador, no caso, o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci). Pesquisas no mercado imobiliário e a contratação de uma empresa imobiliária competente e igualmente autorizada para prestar serviços dessa natureza podem minimizar resultados e efeitos negativos.

Para entrar nesse tipo de consórcio, é necessário consultar o Banco Central sobre a regularidade da administradora especializada no meio imobiliário, antes que aconteçam erros por negligência do consorciado e do vendedor da cota do consórcio, já que a administradora deve estar autorizada a prestar serviços e a promover a formação de grupos associados e o consumidor pode não considerar que as prestações mensais terão de ser corrigidas anualmente, durante todo o prazo de contrato para pagamento do imóvel, de acordo com a variação do INCC. Caso não tome essas precauções o comprador pode estar sujeito a prejuízos financeiros, inadimplência, exclusão do grupo de consorciados e perda moral. Para evitar problemas, o melhor é manter prudência na escolha dos profissionais e empresas envolvidas no processo, contratando uma assessoria competente e idônea para conduzir as negociações que possibilitem minimizar os resultados e os efeitos negativos.

 

 



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
AELO
Sinduscon-MG
Sinduscon-SE
Sinduscon-Pelotas
Ademi – ES
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-BNU
Sinduscon-JP
Ademi – GO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea