Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/03/2024

CBIC destaca papel da cadeia produtiva na revitalização de espaços urbanos

Revitalização de espaços urbanos e preservação do patrimônio histórico no Brasil foram destaques desta quinta-feira (21), durante o terceiro dia de debates da Expo Revestir, em São Paulo. A Feira, promovida pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), reúne mais de 300 marcas com  tendências de mercado, tecnologia, inovação e sustentabilidade. 

O debate teve como objetivo ressaltar a importância da colaboração entre os setores público e privado para assegurar o sucesso e a sustentabilidade dos esforços de revitalização urbana, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras, conforme destacado pelos especialistas.

De acordo com o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, a construção é um instrumento de solução dos principais desafios enfrentados pelas cidades. “Vivemos em um país em que o déficit habitacional persiste em 6 milhões e que mais de 100 milhões de pessoas ainda são privadas de acesso adequado à coleta e tratamento de esgoto sanitário”, pontuou.   

Segundo Correia, é fundamental compreender a importância do trabalho em conjunto das diversas categorias profissionais envolvidas com o setor. “Nós temos a meta de dobrar a participação do PIB da construção no Brasil. E vocês – arquitetos e engenheiros – têm papel fundamental nesse legado”, disse.

 Para ele, a construção precisa sair da versão 2.0 para uma construção 4.0 e, para que isso ocorra, é necessário buscar maior capacitação, inovação do setor, garantir maior respeito ao meio ambiente e entregar ao cidadão habitação e saneamento de qualidade. “Nós sabemos a capacidade do setor de entregar e nós acreditamos em um setor de qualidade, que respeita o meio ambiente e que entrega habitação, saneamento de qualidade”, disse.

O encontro contou com a apresentação do case Cidade Matarazzo: o maior projeto privado de restauração com preservação do patrimônio histórico do Brasil. O fundador do projeto, Alexandre Allard, contou sobre o processo de restauração do complexo de dez edifícios com patrimônio tombado, com 30 mil m² de extensão, próximo à Avenida Paulista, em São Paulo. O complexo visa, por meio da preservação histórico-ambiental nos centros urbanos, uma mudança na cadeia de produção no Brasil, fomentando o reuso de elementos construtivos, a preservação do meio ambiente e a integração entre o patrimônio histórico e a natureza.

Também foram apresentados casos sobre Regeneração Urbana e Habitação Social no Rio de Janeiro e Recife pelo arquiteto e urbanista Marcelo Ignatios. Já os arquitetos Miguel Pinto Guimarães e Sergio Conde Caldas falaram sobre a Revitalização do Jardim de Alah, também na capital fluminense.

Ainda participaram do debate o presidente da Associação Regional dos Escritórios de Arquitetura de São Paulo (AsBEA-SP), Gustavo Garrido; o proprietário e publisher da Arco Editoria, Fernando Mungioli; e a CEO & Fundadora da Architecture Hunter, Amanda Ferber.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-SF
Sinduscon-CE
Sinduscon-AL
Sinduscon-PA
Sinduscon – Vale
Sicepot-PR
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-RN
SECOVI-SP
APEMEC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea