Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

17/08/2013

DNCS em Goiás – Direção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção prestigia evento em Goiás

""Entre as 33 cidades de 22 unidades da Federação que este ano realizaram atividades no Dia Nacional da Construção Social, celebrado em 17 de agosto último, a cidade de Aparecida de Goiânia foi escolhida, este ano, para ser visitada pela diretoria da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), idealizadora do evento no País. Durante a cerimônia de abertura, o presidente da entidade, Paulo Safady Simão, afirmou que a escolha recaiu sobre Goiás pelo grande alcance social das ações da indústria da construção e do setor imobiliário, os quais “vem desenvolvendo um esforço extraordinário em favor dos trabalhadores do setor, reconhecidamente um exemplo de entrosamento com o Seconci regional e pela parceria de sucesso com o Sistema ‘S’ – Fieg, Senai e Sesi, com a formação de milhares de trabalhadores, desde a alfabetização em canteiros de obras até a qualificação profissional e especializações”.

O dirigente da CBIC disse de sua alegria em comemorar mais um DNCS, “uma data muito especial, em que buscamos ser mais cidadãos, um dia para ser partilhado por trabalhadores e empresários, prestando-se serviços, levando mensagens e informações importantes para a família do trabalhador da construção, e também uma oportunidade de proporcionar lazer e entretenimento saudável a todos”. Ele lembrou que o tema deste ano, “Educação para a Vida” deve ser entendido em toda a sua dimensão para que o País avance e ocupe lugar de destaque, com sua população com melhor qualidade e condições de vida”. Encerrando suas palavras, Paulo Simão destacou que em Goiás se pratica uma engenharia de primeiro mundo, pois a indústria da construção preocupa-se, a um só tempo, com o social, com o meio ambiente e a educação.

A solenidade de abertura do Dia Nacional da Construção Social na Unidade Integrada Sesi Senai Aparecida de Goiânia contou com a presença de autoridades municipais, presidentes de sindicatos da indústria filiados à Fieg, representantes das entidades parceiras e de empresas patrocinadoras do evento. Inicialmente, após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o Grupo Musical Renascense apresentou uma melodia dedicada aos atletas dos Jogos da Construção 2013. Em seguida, o atleta do Grupo Terral, Paulo Augusto Moraes, leu o juramento em nome de todas as 24 equipes que estão participando do Torneio de Futebol Soçaite Masculino dos JC. O presidente do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás, Carlos Alberto de Paula Moura Júnior, falou da importância dos trabalhadores para as empresas e do esforço conjunto pela qualificação profissional da mão de obra do setor.

Já o presidente do Serviço Social da Indústria da Construção de Goiás, Jorge Tadeu Abrão, destacou a ampliação das instalações do Seconci-GO, que resulta na melhoria da qualidade do serviço prestado e em uma média de 500 atendimentos/dia ou 120 mil atendimentos/ano na área da saúde e da odontologia, incluindo a prestação de serviço odontológico direto nos canteiros de obras. O titular da Fieg, Pedro Alves de Oliveira, por sua vez, disse de sua satisfação pelo envolvimento da Federação da Indústria nas ações do DNCS de valorização do trabalhador da indústria. “Essa festa voltada para a família da construção evidencia toda a preocupação do empresariado em oferecer qualidade de vida no trabalho e no cotidiano de seus colaboradores, unindo qualificação profissional, lazer e cidadania em um só evento”.

Já o vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, Ozair José, em nome do prefeito do Município, Maguito Vilela, mencionou a instalação do Instituto Federal de Goiás que, em breve, segundo ele, começará a preparar turmas de engenheiros em Aparecida de Goiânia. “Somos testemunhas do grande exemplo que é a construção civil em Goiás, lembrando que nossa cidade dispõe de um espaço enorme para a expansão das atividades do setor”. Já o presidente do Seconci Brasil, José Augusto Florenzano, afirmou que a indústria da construção é um dos segmentos mais organizados da economia em Goiás e exemplo de trabalho conjunto realizado em parceria com o Sesi e o Senai. Florenzano disse que Goiás é o quarto estado da Federação em número de atendimentos neste dia de ação social realizado pelo setor.

Participação do Público

Mais de 2.000 pessoas participaram do evento em Aparecida de Goiânia (GO), em que foram prestados cerca de 6.000 atendimentos. Entre os presentes, Ivan de Sousa que é carpinteiro há mais de 10 anos e atualmente é colaborador da Construtora Borges Landeiro. Ele participou do Dia com olhar voltado ao sorteio das TVs de LED 42’ que foram doadas pelas Construtoras Toctao, Biapó, Consciente e Pontal Engenharia; além de aproveitar para trazer a filha para se divertir e também aferir a pressão arterial.

A adolescente Amanda Rodrigues esteve acompanhada da mãe, Kelly Cristine Rodrigues, para fazer a matricula no curso de Iniciação Profissional, via Educação a Distância, oferecido gratuitamente pelo Sesi/Senai. A monitora Maira Noronha explicou que os cursos do EAD são classificados em três modalidades no Sesi/Senai: primeiro a Iniciação Profissional, disponível para jovens a partir dos 14 anos; depois os cursos de Aperfeiçoamento Profissional/Educação Continuada e, por último, a Qualificação Profissional, que é voltada para áreas específicas como Eletricista Instalador Predial, Assistente Ambiental, entre outros. Todas as modalidades são oferecidas por meio do portal www.sistemafieg.org.br/portalcliente. A estagiária Leidianny Porto orientou Amanda quanto aos procedimentos do curso que tem duração de 20 dias e requer 14 horas de estudos semanais.

Jair Damasceno da Silva Júnior, técnico de Segurança do Trabalho da Consciente Construtora, elogiou a ótima estrutura montada para atender os visitantes. Ele participou da doação de sangue afirmando a importância de se ajudar ao próximo; após a doação ele foi surpreendido com o anúncio de seu nome com ganhador do 2º lugar na categoria redação do Concurso Cultural Sesi 60 anos e a Indústria da Construção. O técnico foi premiado com uma bolsa integral de curso de qualificação profissional do Senai-GO e não escondeu seu contentamento.

Já o pedreiro Antônio Gonçalves Moreira, da CMO Construtora, fez a carteira de estacionamento do idoso, serviço oferecido pela Secretária Municipal de Trânsito de Aparecida de Goiânia. Ele enalteceu a iniciativa por considerar esta uma boa oportunidade para descansar e confraternizar; além de aproveitar para se informar sobre os cursos do Senai, pois deseja fazer o de Mestre de Obras.

No espaço beleza, com serviços oferecidos pelo Instituto Embelleze, Jhane Lorrane Silva, cuidou das sobrancelhas. Ela contou que veio passear com sua filha e o marido Islas Rodrigues Pereira, eletricista da JM Construções. Para ela, esse trabalho realizado no DNCS evidencia a responsabilidade social praticada pelas empresas.

COMPARTILHE!

Calendário

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-RR
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-Teresina
Ademi – PE
Sindicopes
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-PB
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-BNU
SINDICIG
ADEMI – BA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.