
AGÊNCIA CBIC
DNCS em Fortaleza – 7º Dia Nacional da Construção bate recorde em Fortaleza
Até o meio-dia, cerca de 5 mil operários e seus familiares vieram aproveitar os serviços prestados durante o Dia Nacional da Construção Social em Fortaleza. Já foram realizados mais de 45 mil atendimentos nas áreas de saúde, lazer, cidadania e alimentação. Um aumento de 67% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com a vice-presidente do Sinduscon-CE, Paula Forta, essa adesão demonstra que o evento se fortalece a cada ano. “Superamos todas as expectativas! Nós tivemos um feriado municipal na véspera do Dia Nacional, mas o nosso pessoal veio com suas famílias e estão aproveitando ao máximo os serviços prestados”, comemora.
Quem está aproveitando ao máximo esse mutirão social é o gesseiro Luiz Ferreira Neto, 38 anos, que a cada ano comparece com os familiares para colocar a saúde em dia. “Como já sabia que o Dia Nacional era bom, trouxe meus filhos, sobrinhos e minhas irmãs. Todo mundo está gostando de tudo, em especial pelo fato de terem ido ao dentista”, afirma.
Este é o mesmo caso do ajudante de pedreiro José Olavo Ferreira, de 48 anos, que compareceu com seus filhos e netos. “Viemos aproveitar as consultas com médicos, pois não conseguimos nos postos de saúde. Mas é claro que a gente fica para a animação também”, comenta.
Entre os serviços ofertados gratuitamente em Fortaleza, estão:
Saúde: Odontologia, pediatria, ginecologia, otorrinolaringologia e clínica geral, além de aferição de pressão arterial e de glicemia, avaliação física e nutricional, oftalmologia e acuidade visual, dermatologia, cardiologia e vacinação.
Cidadania: Retirada de certidão de identidade, CPF e cadastro do Sesi.
Lazer: Torneio de sinuca, banho de piscina para as crianças, circuito de brincadeiras com cama elástica, recreação, brinquedos infantis e apresentações teatrais. Além disso, haverá apresentação musical com o grupo de forró Banda de Tijolo e sorteio de brindes, como TVs e celulares.
Copa da Construção
Um dos diferenciais desta 7a edição do DNCS em Fortaleza foi a realização das finais da Copa da Construção, maior evento esportivo do setor no Estado, envolvendo 50 equipes formadas por trabalhadores da construção civil. Nesta manhã, a equipe da Sert Engenharia conquistou o bi-campeonato, derrotando nos pênaltis o time da Construtora Mota Machado, após empate de 2×2 no tempo normal. O terceiro lugar, ficou com a Construtora Marquise.
O bombeiro hidráulico Manoel Erisnaldo Oliveira, de 26 anos, era um dos mais animados na entrega dos prêmios da competição. “Fiquei muito feliz, pois a minha equipe foi campeã da Copa. Nunca me esquecerei desse dia em que ganhei um campeonato e passei o dia me divertindo com minha família”, comemora.
DEPOIMENTOS
– "O Dia Nacional é bom demais, pois tem de tudo: teatro para divertir as crianças, lanche, médicos e dentistas. Esta é a primeira vez de muitas que virei ao evento". (Raimundo Nonato Silva – 33 anos – eletricista da Fujita Engenharia)
– "Já conhecia o evento e a cada ano está melhor. Fiquei muito feliz, pois a minha equipe foi campeã da Copa. Nunca me esquecerei desse dia em que ganhei um campeonato e passei o dia me divertindo com minha família". (Manoel Erisnaldo Oliveira – 26 anos – bombeiro hidráulico da Sert Engenharia)
– "Este ano, além dos meus filhos trouxe os meus netos. Viemos aproveitar as consultas com médicos, pois não conseguimos nos postos de saúde. Mas é claro que a gente fica para a animação também. É bom demais"! (José Olavo Ferreira – 48 anos – Ajudante de pedreiro da Mota Machado)
– "É a segunda vez que venho para esse evento que o Sinduscon faz para nós. Vim sozinho, mas próximo ano vou trazer minha mulher e as crianças, pois não sabia que aqui era tão bom". (Francisco Alexandre de Oliveira – 30 anos – Gesseiro da Construtora Alves Lima)
– "Como já sabia que o Dia Nacional era bom, trouxe meus filhos, sobrinhos e minhas irmãs. Todo mundo está gostando de tudo, em especial pelo fato de terem ido ao dentista". (Luiz Ferreira Neto – 38 anos – Gesseiro da Construtora Alves Lima)