AGÊNCIA CBIC
Setor ganha Escola da Construção Civil em Tocantins
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Tocantins (Sinduscon-TO) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-TO) inauguram nesta terça-feira (4), em Palmas, a Escola da Construção Civil Roberto Magno Martins. A inauguração terá início às 18h30.
O evento contará com a participação do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão, que fará palestra sobre o tema “Perspectivas para a Construção Civil”, com destaque para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV 2), um panorama das ações da CBIC, a qualificação profissional e a responsabilidade social.
A qualificação dos trabalhadores do setor é crescente nos últimos anos. Levantamentos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a pedido da CBIC, mostram que houve uma queda gradual no índice de analfabetismo da mão de obra do setor e um aumento da escolaridade dos operários da construção civil.
Em 2002, 8,0% dos trabalhadores tinham, no máximo, um ano de estudo (107,9 mil trabalhadores).
Em 2010 a pesquisa revela que houve uma queda gradual desse índice para 5,0% do total (83,2 mil pessoas).
Para Paulo Simão, o aumento da escolaridade, um dos resultados comemorados no último sábado, Dia do Trabalho, é fruto de iniciativas como esta do Sinduscon e do Senai de Tocantins.
“O trabalho de preparação da mão de obra teve início no passado, quando os empresários começaram a levar a escola para as obras”, diz Simão.
“Maior nível educacional leva à melhora da renda.Os trabalhadores estão descobrindo isso e temos conseguido realizar com sucesso ações conjuntas para montar turmas de aula e bibliotecas nos canteiros. É com isso que contamos para enfrentar o desafio de fazer inovações tecnológicas no setor”, destaca.