Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/09/2021

Seminário o Sinapi aborda elaboração do orçamento de obras para Sergipe

Nesta quarta-feira (22) aconteceu o Seminário Técnico de Revisão do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) – referência oficial para a elaboração do orçamento de obras que empregam recursos do Orçamento Geral da União (OGU) com foco no Sergipe. Durante o encontro, foram apresentados e debatidos com empresários e profissionais orçamentistas da indústria da construção os aspectos que podem favorecer a elaboração de orçamentos por órgãos públicos e empresas privadas.

Na abertura do seminário, o presidente da Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp), Luciano Franco Barreto, ressaltou a importância do encontro. “É assim que se pode construir uma nova engenharia no Brasil. Através do diálogo, da compreensão, e, acima de tudo, buscando aquilo que a associação vem lutando há 12 anos, que é preço justo, obra concluída e a sociedade atendida.”

O consultor CBIC/Sinapi, Geraldo de Paula Eduardo, afirmou que a Comissão de Infraestrutura da CBIC, em parceria com a Caixa, vem desenvolvendo o trabalho de revisão e reformulação completa do Sinapi. “Hoje todas as composições do Sinapi já foram realizadas. Hoje é um sistema totalmente modernizado, está mais amigável, totalmente confiável. Já fizemos 42 seminários por todo Brasil e estamos repassando. A cada apresentação dessa sempre aparece alguma novidade dentro do Sinapi.”

Álvaro Andrade, da Múltipla Engenharia, fez uma apresentação e falou sobre a relevância do orçamento. De acordo com ele, é um relatório técnico financeiro baseado em projetos executivos, memoriais descritivos, especificações técnicas e demais documentos de cada empreendimento. Ele ainda ressaltou que o orçamento promove resultado, qualidade, previsibilidade e proporciona a continuidade do empreendimento.

O gerente executivo do Sinapi/Caixa, Mauro Fernando Martins de Castro, e sua equipe falaram sobre os cadernos técnicos, insumos revisados e especificados, preços do insumo, metodologias e conceitos, cálculos e parâmetros, onde encontrar os documentos, catálogo de referências.

Rosina Marina, diretora de Operações e Serviços da Companhia de Habitação e Obras Públicas do Estado de Sergipe (CEHOP), apresentou o Orçamento de Obras de Sergipe (ORSE), que é um software de elaboração de orçamentos de obras desenvolvido e mantido pela Companhia. Segundo ela, a seleção de preços é feita mediante ampla coleta ou pesquisa junto ao mercado fornecedor. www.cehop.se.gov.br

Atualmente o banco de dados conta com 9.445 insumos e 9.496 composições de preços unitários. O sistema continua sendo disponibilizado de forma gratuita e possibilita o acesso fácil das informações.

Também participaram do seminário:

– Francisco Otoniel Mesquita Costa – vice-presidente de Obras Públicas da Aseopp

– Iris Luna Macedo – coordenadora do Sinapi/Caixa

– Lucas Monteiro – Caixa

– Juliana Cunha – Caixa

– Thiago de Abreu – Caixa

– Tassia Batista – Caixa

– Radjane Bello – CEHOP

As perguntas e respostas feitas, tanto pelos que participaram na plataforma quanto aos que participaram no YT, serão disponibilizadas em breve na área de downloads.

Confira as apresentações do seminário:

Apresentação da Caixa

Apresentação da CEHOP

Orçamentos – Álvaro Augusto

Assista à transmissão na íntegra e saiba mais detalhes!

A iniciativa tem interface com o projeto “Melhoria da competitividade e da Segurança Jurídica para Ampliação de Mercado na Infraestrutura” da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon PR – Noroete
Abrainc
Sinduscon – Norte
Sinduscon-AL
Sinduscon-Joinville
APEMEC
Ademi – RJ
Sinduscon Sul – MT
Sinduson – GV
Sinduscom-NH
Ademi – AL
Ademi – GO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea