Logo da CBIC
07/05/2019

Seminário da CBIC aborda como aliar sustentabilidade e negócios

A vice-presidente da área de Responsabilidade Social da CBIC, Ana Cláudia Gomes, abriu a programação.

Como alinhar impacto social com resultado para os negócios? Este foi o viés dos debates do seminário “O Futuro da Construção e o avanço da agenda de sustentabilidade na indústria da construção”, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção nesta segunda-feira (6), em São Paulo. O evento reuniu especialistas em sustentabilidade, responsabilidade social corporativa e investimento social privado, para discutir como a indústria da construção pode avançar na temática.

A iniciativa visou analisar como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), elaborados pela Organização das Nações Unidas, podem ser implementados na indústria da construção. Também participaram organizações da sociedade civil, empresas do setor da construção e da cadeia fornecedora, bem como representantes das entidades setoriais.

A vice-presidente da área de Responsabilidade Social da CBIC, Ana Cláudia Gomes, enfatiza a relevância do assunto. “Precisamos construir um caminho que seja bom para todo mundo, porque esse que viemos construindo até hoje não se sustenta mais. Temos que procurar a oportunidade de transformar a sociedade no dia-a-dia, dentro da nossa empresa, dentro da nossa entidade e como cidadãos”, disse.

Durante a manhã, a mesa contou com a participação do B3/ISE da Bovespa, Caixa Econômica Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que apresentou a visão do investidor e mercado de capitais sobre o tema. Os palestrantes abordaram como bancos e entidades financeiras estão se organizando e valorizando empresas que colocaram a sustentabilidade no centro da sua estratégia.

O painel seguinte foi liderado pela Rede Brasil do Pacto Global, grupo de empresas brasileiras integrantes da maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países. Foi discutido como as empresas podem utilizar os ODS como um quadro global para moldar, conduzir, comunicar e relatar as suas estratégias, objetivos e atividades.

Finalizando a atividade da manhã, foi apresentado o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. Foram convidados representantes da Rede América, que reúne empresas que investem na temática por meio de fóruns, rodadas de aprendizagem, publicações e espaço de dialogo sobre estratégias e tendências no envolvimento empresa-comunidade.

O seminário contou, ainda, com a exposição cases de sucesso na indústria da construção, além dos resultados de pesquisa do Instituto Camargo Correia e do Serviço Social da Indústria do Rio de Janeiro (Seconci-Rio) – que sediou o evento -, sobre o desenvolvimento comunitário em territórios vizinhos aos grandes empreendimentos de construção no Brasil.

O seminário é resultado do projeto da CBIC “Boas Práticas de Responsabilidade Social” – correalizado com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) – que reune casos desenvolvidos por empresas e entidades setoriais na direção da implantação de ações de cunho ambiental, social e educacional, de acordo com políticas de responsabilidade social corporativa com os ODS.

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PA
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-AM
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-MG
Sinduscon-MA
Sinduscon-PE
Sinduscon-DF
Ademi – RJ
Sinduscon-MS
Ademi – PE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea