Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/04/2013

Obras públicas devem alavancar o número de vagas na construção

"Cbic"
29/04/2013

DCI Online/SP

Obras públicas devem alavancar o número de vagas na construção

 SÃO PAULO – Motivados pela perspectiva de alta no número de obras publicas previstas para este ano, o Sindicato dos Trabalhadores da Industria de Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP) prevê um incremento de até 7% no número de vagas para a construção civil brasileira este ano. Segundo Antonio de Sousa Ramalho, presidente do sindicato, a União deverá lançar editais para as obras atrasadas, o que fomentará este mercado. "Entre elas, estamos esperando o lançamento de um edital para 20 mil novas moradias no centro de São Paulo, anunciado pelo prefeito Fernando Haddad", disse ele.
 A perspectiva do lançamento do edital, previsto inicialmente para o meio do ano, é que através da parceria público-privada (PPP), modelo que será adotado para a obra, os canteiros de obras sejam recheado de novos trabalhadores. Menos otimista com o mercado, e representando o setor, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) revelou ontem que o País registrou alta no número de empregos do setor de 0,65% em março deste ano ante fevereiro, com a criação de 22,4 mil. O balanço, que é realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontou que o número é inferior aos 40,1 mil empregos criados pelo setor em março de 2012.
 Na avaliação do presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, "os números comprovam que o ritmo de crescimento da construção brasileira continua desacelerando", devido a retração dos investimentos do setor. "Em função da redução do ritmo dos investimentos, configura-se uma expansão mais moderada da atividade do setor, embora em patamar ainda elevado. Acreditamos que este quadro vá se manter nos próximos meses", disse o executivo, em nota divulgada pela entidade.
 Empregos
 No primeiro trimestre deste ano o nível de geração de empregos acumula alta de 2,26%, com a criação de 76,1 mil postos. Novamente, o indicador é inferior ao patamar verificado em 2012, que foi de 123 mil novas vagas. No acumulado de 12 meses até março o número de trabalhadores empregados cresceu 1,43%, com a criação de 48,6 mil vagas (contra 248,1 mil nos 12 meses encerrados em março de 2012). Com isso, a construção civil brasileira empregava 3,450 milhões de trabalhadores legais ao fim de março deste ano.
 No Estado de São Paulo, o nível de contratação cresceu 0,77% em março de 2013 ante fevereiro, com a abertura de 6,8 mil vagas, abaixo dos 10,3 mil de março do ano passado. No primeiro trimestre de 2013, a geração de empregos foi de 23,2 mil, inferior aos 29,1 mil postos de igual período de 2012. Ao final de março, as empresas paulistas da construção somavam 890 mil empregados com carteira assinada.

 
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – GO
AELO
Sinduscon-MT
Sinduscon-RIO
Sinduscon-PLA
SINDICIG
SECOVI-PR
Sinduscon – Vale
SECOVI-GO
Sinduscon-JP
ANEOR
ADEMI – BA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea