Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

03/05/2010

Ministro Paulo Bernardo explica mudanças na LDO em audiência na Câmara dos Deputados

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, participa nesta terça-feira, dia 4, de audiência pública na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização da Câmara dos Deputados.


Na ocasião, Paulo Bernardo apresentará aos parlamentares os principais pontos do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2011.


O projeto da LDO determina que a paralisação de uma obra com indício de irregularidade somente ocorrerá depois de esgotadas as "medidas administrativas cabíveis" à disposição do responsável pelo projeto.


Na prática, a decisão de barrar uma obra caberá ao próprio gestor, que adotará medidas internas para resolver os problemas.


A suspensão não caberia mais ao Congresso, como ocorre hoje. Parlamentares ligados ao governo avaliam que a medida pode ser boa para tornar mais ágeis projetos estruturantes para o país e minimizar os prejuízos causados pela interrupção dos empreendimentos.


Já a oposição entende que as novas regras são autoritárias, pois retiram o poder do Congresso Nacional e do Tribunal de Contas da União (TCU) de cortar recursos para obras com execução sob suspeita, além de ameaçar a gestão dos recursos públicos.


O relator da LDO é o senador Tião Viana (PT-AC).
 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AM
ASEOPP
SECOVI-PR
Sinduscon-Brusque
Assilcon
ADEMI-AM
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscom-SL
Sinduscon-RO
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Ascomig
AELO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea