Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

07/10/2014

Fornecer para grandes empresas, um sonho possível para muitas micro e pequenas empresas

"Cbic"
07/10/2014

Extra Online

Fornecer para grandes empresas, um sonho possível para muitas micro e pequenas empresas

RIO – Fazer parte da lista de fornecedores de grandes companhias faz parte do dia a dia de muitas pequenas e médias empresas. E esse movimento tende a ganhar cada vez mais força nos próximos anos. É que diversas corporações pretendem ampliar seus programas. É o caso de Petrobras, que negocia com o Sebrae a terceira versão do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp). Além disso, a gigante francesa L'Oréal vai criar um portal de cadastro em seu site para contratar empreendedores. Segundo o Sebrae, novas iniciativas estão em curso, principalmente entre as montadoras, que estão abrindo unidades no Estado do Rio.

Renato Regazzi, gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae RJ, diz que por ano já são atendidos mais de 600 pequenas e médias empresas. Segundo ele, Odebrecht, Gerdau, Vale, CEG, GE e Glaxo são apenas algumas das companhias que já contam com programas específicos para contratar pequenas empresas. Essas corporações também participam constantemente de rodadas de negócios em parceria com o Sebrae e o Compra Rio, do governo do Estado do Rio. Regazzi cita ainda o caso da indústria automobilística, como a MAN, que está iniciando programa de contratação.

– As pequenas empresas desconhecem as oportunidades das grandes empresas. A gente aproxima a oferta e a demanda. Primeiro, procuramos entender a demanda de uma grande empresa e depois identificamos o que há entre as pequenas e médias empresas. E daí fazemos as rodadas. Mas, como muitas não têm capacitação, convidamos ainda as grandes corporações a ministrarem cursos com base em suas necessidades – disse Regazzi.

O segmento de petróleo e gás é um dos mais organizados. A Petrobras, em parceria com o Sebrae e Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), capacita as micro e pequenas empresas há 12 anos. Após investir R$ 76 milhões em capacitação desde 2004, através de dois convênios no âmbito do Prominp, Petrobras e Sebrae estão desenvolvendo a terceira versão do convênio que ainda não tem data para ser lançado. Segundo a estatal, mais de 11,7 mil micro e pequenas empresas já foram atendidas.

Em nota, a Petrobras disse que "estimula a inserção das PMEs em sua cadeia de suprimentos, seja como fornecedores diretos ou indiretos e com o apoio do Sebrae, via convênios específicos, ajuda a desenvolver competências nas PMEs capazes de facilitar a aproximação aos requisitos da indústria de petróleo, gás e energia". O sistema de cadastramento está disponível no site da Petrobras ou no endereço www.petronect.com.br.

A construção civil também vem mostrando fôlego extra na hora de contratar. É o caso da Odebrecht Realizações Imobiliárias. Segundo Alexon Oliveira, responsável pela área de Sustentabilidade da Regional Centro-Sul da companhia, desenvolver a cadeia de valor por meio das micro e pequenas empresas é uma estratégia que visa a aumentar competitividade e a competência tecnológica das empresas. Para isso, a empresa firmou parceria com o Sebrae por meio do Programa de Encadeamento Produtivo.

– Por meio do programa tivemos 15 empresas em São Paulo, enquanto no Distrito Federal teremos aproximadamente 30 empresas envolvidas. Em Campinas, região ainda em estudo, estamos trabalhando a partir da rede do Sebrae, com um banco de dados com cerca de 230 fornecedores de segmentos diversos relacionados à nossa cadeia, os quais estamos avaliando as possibilidades de parceria localmente. Fora do programa há a percepção de um considerável número de contratações de PMEs – disse Oliveira.

O executivo diz que os critérios de contratação das pequenas companhias variam de acordo com o tipo de obra nas cidades em que atua:

– Estimulamos que a pequena empresa busque o Sebrae local ou a regional da Odebrecht Realizações Imobiliárias para que faça um cadastro com a área de Apoio à Gestão Estratégica de Suprimentos. Primeiramente, é fundamental que a empresa não esteja na listagem do Ministério do Trabalho que indica empresas análogas ao trabalho escravo.

O setor de beleza é outro segmento que merece atenção por parte dos empreendedores. Aline Queiroz, diretora de Compras da L'Oréal, diz que a maior parte de seus fornecedores é de pequenas e médias empresas. A gigante de cosméticos, que trabalha em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio, para fazer suas compras, vai criar no próximo ano um portal de cadastro para seus fornecedores.

– Mais de 70% do nosso cadastro de fornecedores são PMEs. Essas pequenas e médias empresas são de diversos setores, como materiais gráficos, materiais de ponto de venda, brindes, agências de criação, uniformes, pequenas produtoras, serviços de TI, obra civil e muitos outros – afirma Aline.

Para estimular a melhor prática entre seus fornecedores, a companhia criou o Prêmio Fornecedor L'Oréal. O objetivo é premiar as companhias com melhor desempenho projetos de sustentabilidade implementados pelo fornecedor.

– Estamos nos preparando para um crescimento acelerado nos próximos anos e precisamos ter parceiros fortes, que nos ajudem neste crescimento e que nos forneçam a inovação necessária para isso – diz Aline, destacando que as pequenas empresas podem buscar mais informações no site www.loreal.com.br/perfis/fornecedores .

A Vale também conta com programa de fornecedores. Chamado de "Inove", o programa, criado em 2008, tem uma série de iniciativas focadas em capacitação e ainda disponibiliza linhas de crédito. Mais informações no site https://snm.quadrem.net .

Na CEG, a demanda da companhia envolve diferentes atividades, desde fornecimento de materiais de escritório a serviços de engenharia. Para se cadastrar, basta solicitar o formulário, através do [email protected].

Bruno Rosa – O Globo

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-MA
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sicepot-PR
Ademi – AL
ANEOR
SECOVI-GO
Abrainc
AELO
Sinduscon-AP
Ademi – DF
Sinduscon-MS
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea