AGÊNCIA CBIC
Evento internacional reúne especialistas em BIM em ano chave para o Brasil
A 3ª edição do Seminário Internacional – A Era BIM reunirá especialistas nacionais e internacionais, nos próximos dias 24, 25 e 26 de novembro, para discutir os desafios do Brasil prestes a dar um passo importante rumo à implementação do BIM: a obrigatoriedade da adoção das tecnologias em projetos e obras públicas da administração federal a partir de 2021. Inscreva-se e participe!
Promovido pelo Sinaenco, com apoio institucional da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o evento 100% digital conta com o patrocínio de Autodesk, Dassault Systemes, Graphisoft, Acca Software, Amanco Wavin, BIM Works e Hilti.
Além de discussões sobre a adoção da Modelagem da Informação da Construção em empreendimentos públicos de infraestrutura, o evento irá abordar transformação digital e inovação no setor de arquitetura e da engenharia consultiva.
“O BIM representa uma mudança de paradigma, em lugar de desenhos de representação vamos passar à simulação, construindo modelos virtuais dos os espaços projetados desse modo o contratante passará a ter maior controle, precisão e economia na realização de empreendimentos públicos e privados”, ressalta o vice-presidente de Arquitetura do Sindicato Nacional da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco), Eduardo Sampaio Nardelli.
Com temas como a contratação do BIM em obras públicas, bibliotecas BIM, interoperabilidade e lean construction, as atividades do 3º Seminário incluem palestras, mesas-redondas e apresentação de cases sobre inovação no setor de A&EC e sobre empreendimentos públicos e privados desenvolvidos em BIM.
Dentre os mais de 30 especialistas que participarão do evento, esta edição contará com grandes nomes do BIM no mundo, como:
- os norte-americanos Jeffrey W. Ouellette e Jonathan Ingram (conhecido como o pai do BIM)
- o inglês Finith E Jernigan (autor do livro BIG BIM Little BIM)
- o sulcoreano Ghang Lee (autor de Manual BIM)
- o nigeriano Moses Itanola (BIM África)
- o Indiano Dr. Amarnath (BIM Índia)
- o holandês Rob Roef
- o português José Carlos Lino.
A inovação no setor da construção será tema de um painel específico, com apresentações da analista sênior de projetos da Agência Brasileira de Inovação e gerente do Departamento Regional Sudeste (Finep), Andrea Leal, da superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Sabesp, Cristina, Zuffo, e do Head de Inovação da Andrade Gutierrez, André Medina. Esse painel será mediado pelo engenheiro Rogério Moreira do Senai-SP.
O seminário contará ainda com apresentações de:
- André Baeta, engenheiro e auditor do Tribunal de Contas da União
- Maria José Gullo, diretora da Sehab-SP
- Patrícia Oliveira, arquiteta da Infraero
- Eduardo Tavares, gerente de projetos da CPTM
- Pedro Brito, diretor de investimentos da Artesp
Implementação BIM no Brasil
De acordo com o Decreto 10.306/20, a implementação da metodologia no setor público federal se dará de forma gradual. A primeira fase será a partir de 1º de janeiro de 2021, sendo o BIM utilizado no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia, referentes a construções novas, ampliações ou reabilitações. A segunda fase será a partir de 1º de janeiro de 2024. Nela, o BIM deverá ser utilizado na execução direta ou indireta de projetos de arquitetura e engenharia e na gestão de obras, referentes a construções novas, reformas, ampliações ou reabilitações. Já a terceira fase será a partir de 1º de janeiro de 2028.