Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/03/2022

Estudo da CBIC sobre impactos econômicos do conflito entre Rússia e Ucrânia é destaque em jornal

O estudo “A economia brasileira e o conflito Rússia x Ucrânia”, elaborado pela economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, é destaque no jornal Folha de S.Paulo. Segundo ela, as análises dos efeitos econômicos no país apontam para uma maior pressão inflacionária. “É preciso ressaltar que o Brasil não cumpriu a sua meta inflacionária em 2021. Mesmo antes do início da guerra, as expectativas já sinalizavam que em 2022 não será diferente. Diante de um teto da meta de 5%, as estimativas para o IPCA já chegam a 5,75%”, disse.

A matéria Folha de S.Paulo ressalta que, segundo o estudo, uma das principais preocupações é o aumento das commodities como minério de ferro, alumínio, cobre e petróleo, além do possível aumento dos fretes. “Na avaliação da entidade, o movimento pode elevar ainda mais os preços dos insumos utilizados na construção que, desde meados de 2020, já pressionam os custos do setor”, diz o conteúdo.

Além disso, a matéria citou o receio da CBIC pela diminuição da atividade econômica com uma possível retração no investimento dos brasileiros em imóveis motivada pela alta da inflação, que deve puxar os juros para cima.

Clique aqui e leia a matéria na íntegra

Baixe o estudo “A economia brasileira e o conflito Rússia x Ucrânia”

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SF
Sinduscon-MS
Ademi – AL
Ademi – GO
Sinduscon – Vale
Ademi – DF
Sinduscon-RIO
Sinduscon-MA
ASBRACO
Sinduscon-PA
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-GO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea