Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

05/06/2019

Governo aborda políticas de habitação e saneamento em reunião com a CBIC

As mudanças nas políticas habitacionais e de saneamento básico do governo federal foram um dos temas em pauta na reunião do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) nesta quarta-feira (6). O encontro contou com a participação do secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord, que abordou as prioridades e metas do órgão nessas áreas.

Diogo Mac Cord, secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia

Em sua exposição, o secretário tratou das novas propostas do governo para o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que passa por um processo de reformulação e ampliação. A revitalização de áreas desvalorizadas em centros urbanos para criação de moradias foi apontada como uma das medidas. “Com a melhoria da habitação popular, buscamos um aumento da produtividade urbana. Quanto mais próximas as pessoas estiverem dos seus trabalhos, maior a geração de renda”, salientou Cord.

Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, as mudanças podem ajudar a atender dois dos principais problemas do programa. “Um deles é o tamanho dos conjuntos. Quanto menor o terreno, mais próximo a malha urbana é possível construí-lo. Além disso, outra questão sempre foi a falta de assistência social nessas áreas, já que isso leva ao desemprego e à inadimplência”, comentou.

Outro tema discutido foi a tramitação do Projeto de Lei nº 3.261/2019, que atualiza o marco regulatório do Saneamento Básico. O texto substitui a Medida Provisória nº 868/2018, e está previsto para ser votado no Senado Federal nesta quinta-feira (6). Segundo Cord, há boas expectativas de aprovação. “Foi importantíssimo o apoio da CBIC e de várias entidades mostrando que essa é a pauta mais positiva que o governo pode ter hoje, do ponto de vista social e econômico”, disse o secretário.

Na parte da tarde, a encontro teve a presença do deputado Toninho Wandscheer (PROS-PR), que integrou debate sobre o cenário político atual e as perspectivas para o setor. Ele destacou a importância da aprovação da reforma da Previdência, mas ressaltou que não deve ser um impedimento para que outras medidas essenciais para a economia sejam implementadas antes disso.

O deputado mencionou como prioridade a reestruturação do programa Minha Casa Minha Vida. “O setor precisa se unir para alterar o que precisa ser alterado, já que ainda não é um projeto definitivo. É uma proposta que ainda vai ser colocada em discussão com a sociedade”, comentou Wandscheer.

Ainda durante a reunião, o presidente da CBIC também fez um balanço positivo do 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que ocorreu de 15 a 17 de maio, no Rio de Janeiro. Foram quase 1.300 participantes, entre empresários, estudantes, especialistas e autoridades. “Voltamos com as energias renovadas e acreditando um pouco mais no país. Existe outro Brasil que está andando e trabalhando”, comemorou Martins.

O presidente também reforçou o convite para a Conferência Nacional de Engenharia, Construção, Tecnologia e Inovação (Conecti CBIC), que a entidade promoverá em Maringá (PR) de 21 a 22 de novembro. O evento reunirá toda a cadeia produtiva do setor e contará com programação variada, incluindo palestras, debates e apresentações de cases de sucesso.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-TAP
AELO
ADIT Brasil
Sinduscon – CO
Sinduscon-Porto Velho
Ademi – AL
Sinduscon-PA
Assilcon
Sinduscon-GO
Sinduscon – Vale
Sinduscon-MT
Ademi – PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea