Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

05/02/2021

Entrevista – Fortanks garante agilidade na construção de tanques em estações de tratamento

Fortanks – Tanques de Concreto pré-moldado, da empresa Fortes Engenharia, do Espírito Santo, é uma das inovações do 23º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), 2º lugar na Categoria Sistemas Construtivos.

Para que todos tenham a oportunidade de conhecer mais sobre as inovações premiadas e examinar suas potencialidades, a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC tem divulgado semanalmente entrevistas com os representantes dos projetos vencedores desta edição, que poderão ser conferidas semanalmente.

A conversa de hoje é com Ricardo Antonio Abrahão Netto, diretor comercial da Fortes Engenharia, com filiais na Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Maranhão e Rio Grande do Sul.

Em entrevista exclusiva ao CBIC Hoje+, Netto destacou os benefícios proporcionados pela inovação, como maior agilidade, sustentabilidade e qualidade na construção de tanques nas estações de tratamento de água e esgoto, bem como a motivação da empresa para o desenvolvimento do projeto.

Confira, com exclusividade, os trechos a seguir:

CBIC Hoje+: Qual o principal benefício da inovação para a indústria da construção?

Ricardo Antonio Abrahão Netto: No momento em que o Brasil assina o novo marco legal do saneamento, o Sistema Fortanks traz agilidade, sustentabilidade e qualidade na construção de tanques circulares de grandes dimensões nas Estações de tratamentos de água e esgoto.

C.H.: Qual foi a principal motivação em desenvolver seu projeto?

R.A.A.N.: A Fortes tem como principal objetivo nesse sistema a industrialização da construção e consequentemente diminuir a MO nos canteiros, evitar retrabalho, tornando a obra totalmente sustentável.

C.H.: Como você enxerga o futuro da sua inovação na indústria da construção?

R.A.A.N.: A inovação na construção civil é um caminho sem volta e todas as empresas que quiserem se manter no mercado, de uma forma competitiva, tem que ter a inovação como um de seus valores e fazer parte da sua estratégia.

C.H.: Qual o maior desafio para inovar, de forma sustentável, na indústria da construção no Brasil?

R.A.A.N.: O grande desafio é mudar as escolas de engenharia do Brasil fazendo com que os futuros engenheiros já saiam tecnologicamente preparados para inovar e pensem de forma sustentável a construção civil do futuro, ajudando a mudar radicalmente a forma de construir no Brasil.

C.H.: O que significa receber o Prêmio CBIC de Inovação e Responsabilidade?

R.A.A.N.: Para a Fortes, receber o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade é uma honra e a confirmação de que a Fortes está no caminho certo em ter um setor de inovação. Além disso, traz uma visibilidade para o Sistema Fortanks, principalmente com as empresas de Saneamento e na indústria em Geral.

Os interessados em rever a cerimônia de premiação, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Brasília, podem acessar o
Canal da CBIC no YouTube
 e a plataforma do 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC).

A 23ª Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade integra o projeto ‘Inovação e Tecnologia’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comat, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Confira, a dos demais premiados:

Entrevista – Construção rápida garante assertividade no prazo e custo final do empreendimento

Entrevista – Plataforma permite análise de desempenho de edificações

Entrevista – Simulador ambiental BIM garante maior conforto nas edificações

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ASEOPP
Sinduscon-BA
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-Teresina
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscom-NH
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Abrainc
SECOVI-PR
FENAPC
Sinduscon-PLA
ANEOR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea