Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

28/01/2021

Entrevista – Simulador ambiental BIM garante maior conforto nas edificações

O Simulador Ambiental BIM em Tempo Real com visualização em Realidade Virtual’, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é uma das inovações do 23º Prêmio CBIC de Inovação e Pesquisa Acadêmica.

Para que todos tenham a oportunidade de conhecer mais sobre as inovações premiadas e examinar suas potencialidades, a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC tem divulgado às quintas-feiras entrevistas com os representantes dos projetos vencedores desta edição, que poderão ser conferidas semanalmente.

A conversa de hoje é com Yuri Scatrut Ribeiro de Andrade, da UFMG (Divinópolis – MG), 3º colocado na ‘Categoria Pesquisa Acadêmica’.

Em entrevista exclusiva ao CBIC Hoje+, Andrade abordou, entre outros, o benefício da inovação para a indústria da construção e como enxerga o futuro da sua inovação no setor.

Confira, com exclusividade, a íntegra a seguir:

CBIC Hoje+: Qual o principal benefício da inovação para a indústria da construção?

Yuri Scatrut Ribeiro de Andrade: O principal benefício seria a da utilização de simuladores ambientais para a concepção de projetos, propiciando uma antecipação dos parâmetros de projetos até então definidos para a iluminação, em função da imersão na representação do modelo de informações.

Permitirá aos projetistas, trazer maior conforto ambiental nas edificações, com iluminação natural adequada e melhor distribuição e escolha de iluminação artificial. Isso acarreta em menor gasto de energia, diminuindo gastos e contribuindo para a sustentabilidade.

C.H.+.: Qual foi a principal motivação em desenvolver seu projeto?

Y.S.R.A.: A principal motivação foi de transformar os softwares de simulação atuais para serem utilizados no dia a dia de todo projetista. Aproximar o conceito das modelagens de informação (BIM) e desmistificar o conceito de conforto ambiental, que ainda é pouco abordado virtualmente. A utilização de softwares atuais chega a ser mais complexa que cálculos feitos a mão.

Com o banco de dados BIM e o processamento dos dados em tempo real, podemos apresentar os resultados de maneira simples e exata. Com a possibilidade de utilizar todo modelo feito com especificação completa, pode-se testar a eficiência e distribuição de diversas iluminações artificiais, assim como barreiras de iluminação para melhor adequar o conforto da edificação.

C.H.+.:  Como você enxerga o futura da sua inovação na indústria da construção?

Y.S.R.A.: Enxergo a minha inovação alcançando diversas outros temas da simulação em construção civil. As simulações são essenciais para obter resultados reais e confiáveis e auxiliam as tomadas de decisões e correções para melhor otimização do projeto. Uma vez que conseguimos a transposição íntegra dos dados de um modelo de informação e da modelagem BIM e assim que, da mesma forma quanto à integridade de informações, conseguirmos devolver o modelo validado ao software de projeto, outras simulação relacionadas à eficiência, desempenho e conforto poderão se tornar viáveis. Já temos inclusive outros projetos para serem iniciados assim que o simulador de iluminação for finalizado (ventilação e conforto térmico).

C.H.+.: Qual o maior desafio para inovar de forma sustentável na indústria da construção no Brasil?

Y.S.R.A.: O maior desafio para inovar, principalmente de forma sustentável, está na maneira em que projetamos. Devemos avançar em questão de projetos utilizando modelos de informação, pois eles exigem maior dedicação aos detalhamentos e especificações. Somente assim a indústria irá se adaptar para alcançar tal exigência. Todo o tempo gasto em planejamento reflete na eficiência de execução de uma obra assim como na eficiência energética da edificação. O desenvolvimento do projeto atinge a construção civil em diversos níveis. Uma obra gerenciada por BIM, necessita de um projeto bem trabalhado. Atualizações e melhorias de normatizações do país, só podem ocorrer se todos trabalharem com projetos bem especificados. Materiais de construção com menor especificação e qualidade serão automaticamente descartados. A otimização do projeto parte de simulações, que auxilia a compreensão da edificação pelo projetista, reduzindo desperdícios e gastos, trazendo maior conforto para as pessoas. Todos esses processos, assim como diversos outros que não foram citados, são transformados partindo da qualidade em como projetamos.

C.H.+.:  O que significa receber o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade?

Y.S.R.A.:  Receber o prêmio CBIC significa que minha inovação está indo no caminho certo e pode ajudar o desenvolvimento da construção civil no país. Isso dá um incentivo muito grande para continuar no trabalho da inovação e trazer ainda mais inovações diferentes para o setor.

A cerimônia de premiação, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Brasília, está disponível no Canal da CBIC no YouTube e na plataforma do 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC).

A 23ª Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade integra o projeto ‘Inovação e Tecnologia’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comat, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Confira, a dos demais premiados:

Entrevista – Construção rápida garante assertividade no prazo e custo final do empreendimento

Entrevista – Plataforma permite análise de desempenho de edificações

 

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Grande Florianópolis
ASEOPP
Sinduscom-VT
Sinduscom-SL
SINDICIG
Sinduscon-Brusque
SECOVI-SP
Sicepot-PR
SECOVI-PR
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-PE
Sinduscom-NH
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea