Logo da CBIC
06/12/2022

Encontro da construção será primeiro evento carbono zero do setor

Pensando no compromisso com a sustentabilidade, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promove o primeiro evento carbono zero do setor no país. O 95º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) e o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade serão realizados nesta quarta-feira, 7 de dezembro, em Brasília, e terão uma série de mudanças em sua organização em contribuição com a descarbonização. 

Nilson Sarti, presidente da Comissão de Meio Ambiente da CBIC, destacou a participação da construção no empenho global na busca de soluções para amenizar as elevadas emissões de gás carbônico (CO2). Uma alternativa encontrada por empresas, governos e sociedade tem sido a política de carbono zero, desenvolvida com o intuito de neutralizar a emissão de gases de efeito estufa (GEE). “É feito um cálculo do total de emissões de CO2 que uma empresa emite, por exemplo. O que não for possível reduzir e balancear com compensações, é feita a compra de crédito de carbono ou a recuperação de áreas degradadas”, explicou Sarti. 

Para retratar as interferências que os eventos podem causar ao meio ambiente, a CBIC realizará um inventário de carbono, a partir das normas e metodologias internacionais – ABNT NBR ISO 14.064:2007, IPCC Guidelines e GHG Protocol – que permitem o mapeamento, quantificação e registro das fontes de gases. São considerados fatores como meio de deslocamento dos participantes, infraestrutura do evento, alimentação, materiais utilizados, energia consumida, entre outros. A partir desse inventário é feita uma medição para zerar todas as as emissões de carbono emitidas no evento, explicou a consultora em Sustentabilidade, Patrícia Mazoni.

“Essa ação faz parte de um programa que busca zerar as emissões de gases de efeito estufa das operações do ENIC, implementando estratégias de redução de emissões e compensando as emissões restantes com créditos certificados de redução de emissões validados pela ONU”, disse. 

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, destacou que é a primeira edição carbono zero do ENIC, reforçando o compromisso do setor com a sustentabilidade. “Nós sabemos que o caminho é longo, mas o primeiro passo é sempre importante. Hoje somos um dos setores que mais emitem CO2 e estamos cientes da nossa responsabilidade. Queremos começar a incentivar e transformar o setor da construção, com as tecnologias adequadas, para mitigar os gases de efeito estufa”, disse Martins. 

Apesar do esforço mundial para controle de emissão de gás carbônico, as taxas de emissão continuam elevadas. Motivo que, segundo Martins, justifica o compromisso da CBIC em mitigar os impactos ambientais com a neutralização dos gases de efeito estufa emitidos durante o ENIC 2022. “Como o plantio de árvores não consegue garantir com 100% de eficácia a neutralização, a ONU, assim como outros mecanismos internacionais, recomenda os créditos de carbono para essa compensação, o que será feito”, disse.

Formato híbrido

O ENIC | Política & Estratégia e o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade acontecem nesta quarta-feira, dia 7. O ECNI acontece em formato híbrido. Os participantes podem acompanhar os debates com o poder público presencialmente, em Brasília, ou de forma online. As inscrições podem ser feitas pelo site https://cbic.org.br/enic/95/

A 95ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) tem o patrocínio do Sebrae Nacional, CV – Construtor de Vendas, Sienge, Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas. O 24º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade ainda tem o patrocínio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Os eventos ainda contam com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

 Serviço

ENIC | Política & Estratégia

Data: 07 de dezembro.

Horário: Abertura 9h.

Local: Centro de Eventos Brasil 21 – Brasília.

Programação completa: https://cbic.org.br/enic/95/

O evento têm interface com o projeto “Incentivo à sustentabilidade na indústria da construção”, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com o projeto “ESG/ASG no setor da construção” em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU 13: Ação contra a mudança global do clima. 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – ES
Ademi – PR
Sinduscon-MS
Ademi – AL
Sinduscon-Vale do Itapocu
SECOVI-PR
ASSECOB
ADEMI-AM
Sinduscom-VT
Sinduscon Anápolis
SINDICIG
Abrainc
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea