Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/10/2011

Dilma Rousseff sanciona lei que aumenta aviso prévio em até 90 dias

"Cbic"
13/10/2011:: Edição 196

 

G1 – Globo/B 12/10/2011
 

Dilma Rousseff sanciona lei que aumenta aviso prévio em até 90 dias

 
Sindicatos acreditam que o aviso prévio ampliado pode ajudar na redução da rotatividade dos trabalhadores.
 A partir desta quinta (13), tem novidade no mercado de trabalho. A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que aumenta o aviso prévio em até 90 dias. O assunto divide opiniões. Os sindicatos acreditam que o aviso prévio ampliado pode ajudar na redução da rotatividade dos trabalhadores. Já entre os empresários há quem diga que a informalidade é que vai aumentar. Porque os custos para as empresas vão ser maiores.
 Mandar um trabalhador embora vai ficar mais caro. O aviso prévio agora será proporcional ao tempo de serviço. Pela nova lei, além dos 30 dias habituais, o funcionário terá mais três dias para cada ano trabalhado na mesma empresa. Até chegar ao limite, que é de três meses.
 Quase 60% das demissões no Brasil nos últimos cinco anos foram sem justa causa. Ao todo, 41,9 milhões brasileiros deixaram o emprego a contragosto, de acordo com o governo. O ministro do Trabalho admite que o problema, muitas vezes, é falta de qualificação.
 Quando um trabalhador vai e não dá certo num emprego porque não tem muita habilidade naquela função que ele está exercendo, não fica muito tempo na empresa não, afirma o ministro Carlos Lupi.
 O empresário Felipe é dono de restaurante e diz que é difícil segurar um funcionário que não faz o serviço direito. É preferível a gente demiti-lo e arcar com todos os custos, é preferível a gente não tê-lo dentro da empresa, ressalta.
 Para o governo, o impacto será menor em alguns setores como comércio, construção civil porque a rotatividade é alta. Nas empresas que costumam manter os funcionários por mais tempo, a expectativa é que, a partir de agora, os empresários pensem duas vezes antes de demitir funcionários.
 Para o economista da Universidade de São Paulo, José Pastore, as empresas podem até demitir menos, mas também devem ficar mais criteriosas na hora de contratar. Ela vai pensar três ou quatro vezes para contratar um novo funcionário porque ela não pode errar, porque como ela tem o perfil de manter muito tempo, se ela errar, vai custar muito caro, afirma.
 Eu não acredito que a norma tenha esse poder todo. A norma ela precisa de um tempo pra ser absorvida pela realidade, pelo mercado, acho que como toda lei, lembra o gerente executivo jurídico da CNI Cássio Borges.
 A rotatividade ela continua muito veloz, cruel até, porque essa rotatividade pra trocar o trabalhador, isso vai estimular um pouquinho pra que ele não seja demitido tão facilmente, destaca o deputado Vicentinho (PT-SP).  

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Joinville
APEOP-PR
Sinduscon – CO
SECOVI- PB
Sindicopes
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-BNU
SECOVI-SP
Sinduscon-MG
Sinduscon-TO
Ademi – DF
Aconvap
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea