Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/10/2011

Construtoras podem demorar até oito meses para encontrar profissionais

"Cbic"
06/10/2011 :: Edição 192

 

DCI OnLine/SP 06/10/2011
 

Construtoras podem demorar até oito meses para encontrar profissionais

Com o mercado aquecido da construção civil, encontrar profissionais qualificados é tarefa cada vez mais difícil. E as vagas abertas são para profissionais de todos os níveis de escolaridade. A Direcional Engenharia está atualmente com mais de 100 posições em aberto no Rio de Janeiro e a demora para encontrar profissionais pode chegar a oito meses, dependendo da qualificação necessária. – "Com a carência de mão de obra qualificada da construção, já aceitamos profissionais sem experiência, que são treinados em cursos que realizamos na empresa", diz Ana Carolina Huss, Diretora de RH da Direcional.
 A Sig Engenharia busca há meses bons profissionais. Atualmente, a empresa tem 13 vagas não preenchidas. A empresa desenvolve várias obras, entre elas a do Dimension Office Park, na Barra da Tijuca, feito em parceria com a Odebrecht Realizações Imobiliárias, Performance e Mar. A obra tem cerca de 450 trabalhadores. Há oportunidades para engenheiros de planejamento, engenheiros de campo e técnicos de edificações. A gerente de Recursos Humanos da SiG, Lucimeri Fragoso, detalha como tem sido a dificuldade. "Investimos em anúncios na mídia e contratamos empresa especializada em recrutamento de pessoas. Já tive a experiência de entrar em contato com um candidato dois dias depois da entrevista e ele já estar trabalhando em outra empresa", diz.
 Para minimizar o apagão de mão de obra qualificada da construção civil, as empresas estão investindo em estratégias para reter profissionais experientes. "Remuneração atrativa, benefícios e a ambiência que a empresa proporciona são pontos positivos que influenciam o funcionário experiente a permanecer na empresa. Estes profissionais são muito importantes, pois também passam experiência prática para novos contratados", diz Lucimeri.
 Soluções
 Para reverter este dado, a Direcional Engenharia aposta em programas de capacitação e participação no lucro da empresa. "Estamos num cenário de pleno emprego, onde salários estão nivelados. Temos que oferecer diferenciais que façam as pessoas desejarem trabalhar na empresa", afirma a diretora de Recursos Humanos da Direcional, Ana Carolina Huss.
 A Lafem Engenharia abriu uma vaga para técnico de edificações para atuar na área de orçamento. A gerente de recursos humanos, Lúcia Gullo, ressalta que há mais de um mês busca pelo profissional. "Com o apagão de mão de obra qualificada está cada vez mais difícil a contratação de profissionais na construção civil", diz.
 Na STR Incorporações Engenharia, os profissionais especializados são mantidos na empresa mesmo nos períodos entre obras "Preferimos manter os bons profissionais a termos a ter que buscar novos no mercado a cada obra que vamos iniciar", diz o presidente da empresa, Marco Baêta Neves.
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-SM
Sinduscon-AL
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-SF
ASBRACO
Ademi – AL
Sinduscon-ES
Sicepot-RS
Sicepot-PR
Ademi – PE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea