Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/06/2011

Construção civil tem avanço de 8,9% em MG

 

"Cbic"
22/06/2011 :: Edição 124

Jornal Diário do Comércio/MG- 22/06/2011

 

 Construção civil tem avanço de 8,9% em MG.

Luiz Fernando Pires aponta leve queda na construção civil com aumento dos juros e restrição do crédito

 A indústria da construção civil no Estado registrou crescimento de 8,9% no primeiro trimestre na comparação com igual período do ano passado e deverá encerrar o exercício com expansão entre 5% e 7% sobre o resultado do acumulado de 2010. Este será o oitavo crescimento consecutivo do setor em Minas Gerais, que, desde 2004, vem apresentando somente resultados positivos. O incremento médio dos últimos oito anos foi de 6,6%. Os dados foram divulgados ontem pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG).

 Na avaliação do presidente da entidade, Luiz Fernando Pires, o desempenho do setor no acumulado do primeiro trimestre é extremamente positivo e reflete o aquecimento da economia nacional. No entanto, conforme ele, nos meses subseqüentes já foi possível perceber uma leve retração, em função das medidas adotadas pelo governo federal para desaquecer o consumo e a inflação, como o aumento das taxas de juros e a restrição ao crédito.

 "Neste ano a construção civil no Estado vai crescer menos que no ano passado, mas não consideramos isso como negativo, pois caracteriza apenas uma acomodação do setor. Depois de o segmento ter registrado alta de 11,6% em 2010 frente ao ano anterior, ainda que, neste ano, registremos apenas estabilidade nos negócios, os resultados serão satisfatórios", explicou.

 Neste sentido, Pires destacou que a desaceleração do crescimento, prevista para este exercício, será favorável ao setor. "Uma aceleração em grande escala acaba prejudicando os negócios, porque gera desequilíbrios nos preços, na mão de obra e até mesmo na relação entre oferta e procura", justificou.

 O desempenho da indústria da construção civil mineira de janeiro a março, com crescimento de 8,9% em relação ao primeiro trimestre do exercício passado, ficou acima do resultado obtido pelo setor em âmbito nacional (5,2%) na mesma base de comparação. "Mais interessante do que observar o crescimento isolado do segmento no Estado é verificarmos que a construção civil está crescendo como um todo também em âmbito nacional", disse.

 Conforme o balanço divulgado pelo sindicato, até 2003 a construção civil nacional vivenciou um período de altos e baixos, caracterizado pela falta de incentivo às atividades, pela baixa disponibilidade de recursos e por uma inexpressiva presença de financiamento imobiliário. Porém, a partir de 2004, o setor começou a tomar outras dimensões, superando, inclusive, a crise econômica internacional que atingiu o Brasil em fins de 2008 e parte de 2009.

 Empregos – Os dados referentes à geração de empregos no Estado e em Belo Horizonte comprovam a expansão do setor de construção civil. Conforme informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no acumulado de janeiro a maio deste ano, o emprego formal na construção mineira já atingiu 19.803 pessoas.

 Na avaliação do coordenador sindical do Sinduscon-MG, Daniel Furletti, deve-se ressaltar que com esse resultado o Estado manteve seu destaque na geração de vagas do setor. "Do total de vagas geradas na construção, em todo o país, Minas foi responsável por 13,3%", destacou. Já na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o emprego formal no setor atinge a 11.076 trabalhadores.


 

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BC
Sinduscon – Norte
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-MA
Ademi – SE
Sinduscon-RS
ANEOR
Sinduscon-SM
SECOVI-PR
ADIT Brasil
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-SF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea