Logo da CBIC
15/03/2019

Comissão de Meio Ambiente analisa novas legislações na área

Novas legislações, inovações na área de sustentabilidade e cases de sucesso serão alguns dos temas abordados durante a próxima reunião da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O encontro ocorre em 4 e 5 de abril, no Sindicato da Indústria da Construção do Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Interessados devem confirmar presença até 27 de março, por meio de formulário online.

A abertura da reunião ficará a cargo do vice-presidente de Meio Ambiente da CBIC e responsável pela CMA, Nilson Sarti, que antecipa detalhes dos assuntos a serem debatidos.

O primeiro destaque será a nova lei de licenciamento ambiental, atualmente em tramitação no Congresso Nacional. O assunto também faz parte da programação do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) que ocorre de 15 a 17 de maio, no Rio de Janeiro — promovido pela CBIC

“Santa Catarina é um dos locais onde, pelas características da cidade, a questão do licenciamento tem avançado muito, então vamos estudar o assunto”, explica Sarti.

A seguir, representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ministrarão palestra sobre o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor). A ferramenta visa monitorar supressões de vegetação no país.

“A intenção é dar informações para que os empresários possam entender melhor como funciona, já que o sistema pode ser muito bom para o panorama nacional”, comenta o vice-presidente de Meio Ambiente da CBIC.

Outro assunto a ser abordado no primeiro dia da a reunião é a Medida Provisória nº 868, que altera o marco legal do saneamento básico e o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) que entrou em Consulta Pública neste último dia 07. “Vamos discutir a questão a universalização do serviço, extremamente importante para toda a sociedade”, acrescenta Sarti.

Inovações e cases de sucesso de empresas catarinenses na área de sustentabilidade também serão foco durante o encontro. Haverá, ainda, uma palestra com o Consultor Ambiental, Gil Koedermman, que tratará de consciência global ambiental. “Vamos abordar evolução da tecnologia, crescimento populacional e os impactos ao meio ambiente”, resume.

No segundo dia da reunião, os participantes poderão, ainda, fazer visitas a empreendimentos e canteiros de obra. “Camboriú tem alguns dos prédios mais altos do Brasil – chamada atualmente de Dubai Brasileira e vamos analisar como estão integrando sustentabilidade às construções”, completa Sarti.

Os temas tratados durante a reunião têm interface com a estratégia de disseminação de Temas Estratégicos da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PA
Sinduscon-RIO
Ademi – MA
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-AL
Sinduscon-JP
Sinduscon-TAP
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-ES
AELO
ASSECOB
Sinduscon – Lagos
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea