Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

08/03/2021

CBIC homenageia mulheres que fazem a diferença e fortalecem o setor

Com grande alegria, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) homenageia neste dia 08 de março – Dia Internacional da Mulher – as mulheres que lutam e acreditam no seu poder, algumas trabalhando há décadas com a CBIC pelo fortalecimento da indústria da construção e a edificação de um País melhor.

São mulheres que no dia a dia fazem a diferença em suas atuações, seja na vice-presidência ou nas áreas administrativa, econômica, de gestão e de comunicação da entidade. Assim como nos canteiros de obras espalhados pelo País, cuja participação vem ganhando espaço e se tornando cada vez mais expressiva e valorizada, considerando que se trata de um segmento cuja natureza cultural e prática é essencialmente masculina.

Desde 1995 na CBIC, a gestora de Projetos da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), Gilmara Dezan, vivenciou várias fases da entidade e pôde acompanhar toda a sua projeção ao longo do tempo e as iniciativas da indústria da construção em prol dos empresários e trabalhadores do setor.

Neste momento de pandemia, Gilmara Dezan atua, entre outros, na segunda fase da ‘Campanha de SST – Construção contra o coronavírus’, que tem como mote ‘Não vamos baixar a guarda’. Desde março de 2020 a CBIC tem estimulado ações para manter o setor ativo e oferecido o ferramental necessário para que as empresas possam proteger o trabalhador e sua família para o enfrentamento do cenário imposto pela Covid-19.

Para reforçar a iniciativa, a CBIC distribuiu máscaras de proteção facial e adesivos para capacete junto às entidades associadas para conscientizar e reforçar à comunidade da construção – empresários e trabalhadores – e também à sociedade em geral que, mesmo com a vacina, não podem abandonar os cuidados necessários, como o uso de máscaras.

Desafios da mulher no setor da construção

A garra da mulher, cada vez mais atuante na construção civil, tem sido um passaporte para ela avançar no setor da construção, cujo cotidiano é marcado por desafios frequentes, forte competitividade, conflitos, instabilidade e cenários adversos.

Por trazer em sua essência a habilidade de trabalhar em equipe, além de agregar pessoas, a mulher tem uma grande capacidade de viver sobre pressão, atuar em atividades múltiplas e ser muito determinada na busca da entrega de resultados diferenciados. Isso por si só lhe garante conquistas.

Atuando desde 1976 no setor da construção, a vice-presidente da CBIC, Bárbara Paludo, relembra os avanços. Ela foi a primeira mulher a formar uma empresa de construção civil em Santa Catarina. “Há quatro décadas eram raras as mulheres que se revestiam de coragem e ousavam abrir uma construtora, pois os homens é que dominavam esse setor”, relembra, completando que em todos as áreas tem as mulheres que desbravam e as que são mais corajosas e se propõem a correr riscos.

“Com as novas tecnologias, a construção civil deu um salto e a força da mulher empreendedora tem feito a diferença. As mulheres exercem muito bem o seu papel no atendimento das obras, assim como há especialistas em concreto, em levantamento de paredes e pisos ou engenheiras com várias especialidades no comando de centenas de funcionários e muito bem preparadas”, diz.

 

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
APEOP-PR
Sinduscon-Norte/PR
SINDUSCON – SUL
Ademi – ES
Sinduscon-SM
APEOP-SP
Sinduscon – Norte
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-BA
Sinduscon-PR
Sinduscon-MA
Sinduscon-PA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea