
AGÊNCIA CBIC
27/03/2012
Cid: 'Daqui alguns anos venho tomar banho aqui no rio'
![]() |
27/03/2012 :: Edição 285 |
O Povo – Últimas/CE 27/03/2012
Cid: 'Daqui alguns anos venho tomar banho aqui no rio'
Famílias que vivem próximas às margens do rio Maranguapinho, no bairro Genibaú, participaram ontem do lançamento da Festa Anual das Árvores, que é realizada durante uma semana em 73 municípios cearenses. Na ocasião, moradores da comunidade plantaram mudas de árvores, dando início ao reflorestamento das margens do rio, que passará também por dragagem e obras de urbanização no entorno.
"A gente tem que cuidar do meio ambiente, se não vamos ser engolidos por ele", disse o governador Cid Gomes, que participou do evento e inclusive plantou uma das mudas. Segundo ele, a área foi escolhida para receber o início da programação por ser um símbolo do desmatamento e por, até pouco tempo, concentrar grande parte das áreas de risco da Capital.
Conforme Cid, a área receberá, além da dragagem, uma via paisagística, bem como equipamentos de esporte e lazer. "Se Deus quiser, daqui alguns anos eu venho tomar um banho aqui no rio Maranguapinho com vocês", brincou.
O secretário das Cidades, Camilo Santana, destacou a importância da barragem do rio para fazer o controle do volume de água, evitando enchentes. Ele adiantou que a presidente Dilma Rouseff pode vir ao Ceará no próximo mês para inaugurar a obra e também o residencial que abriga famílias retiradas de áreas de risco.
As famílias que antes ocupavam a área de risco foram retiradas e levadas para conjuntos habitacionais. Outras foram indenizadas. A ajudante de serviços gerais Maria de Jesus diz que o cotidiano da comunidade melhorou após o alargamento da área livre nas margens do rio. "Muita gente agora faz caminhada aqui, antes não podia".
A estudante Rayane Silva, porém, afirma que alguns problemas persistem: "Não tem onde praticar esporte". Ela relata também que falta saneamento básico, mais segurança e pontos de coleta de lixo para evitar que o lixo seja jogado no rio.
|
|
![]() |