
AGÊNCIA CBIC
Revista do Valor revela expectativa positiva do Governo com a questão dos resíduos sólidos
A Revista Setorial da Construção Civil sobre sustentabilidade e inovação tecnológica, publicada no último mês de setembro, no jornal Valor Econômico, revela que a expectativa do Ministério do Meio Ambiente é que a Política Nacional de Resíduos Sólidos produza mudanças profundas e eficazes no setor da construção civil, não só no processo construtivo, mas, principalmente, na forma de tratar esses resíduos.
A lei estabelece que as empresas deverão implementar a logística reversa, adotando ações que facilitem a coleta, tratamento e reaproveitamento dos resíduos em novos produtos, insumos ou ciclos produtivos, de maneira a dar a destinação ambientalmente adequada apenas aos rejeitos (o que não pode ser reciclado ou reutilizado).
Estados e Municípios têm até agosto de 2014 para eliminar os lixões e implantar aterros sanitários que receberão apenas rejeitos e até agosto de 2012 para elaborar seus planos de gestão integrada e resíduos sólidos.
Quem não cumprir o prazo não terá acesso a recurso da União para serviços de saneamento e gestão de resíduos sólidos. Clique aqui para acessar a íntegra da matéria sobre Resíduos Sólidos, bem como as demais matérias da revista.