
AGÊNCIA CBIC
Comissão Nacional do Sinat aprova diretriz para avaliação de sistemas construtivos em madeira maciça serrada
A Comissão Nacional do Sistema de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores (CN-Sinat) esteve reunida no último dia 25 de agosto, no Ministério das Cidades, em Brasília, ocasião em que foram decididos e deliberados alguns assuntos de interesse do setor.
De acordo com a comissão, foi aprovada e publicada a Diretriz Sinat nº 005 para avaliação técnica de sistemas construtivos estruturados em peças de madeira maciça serrada, com fechamentos em chapas delgadas (Sistemas leves tipo “Light Wood Framing”).
Também foi aprovada e publicada a revisão 02 da Diretriz Sinat nº 001 para avaliação técnica de sistemas construtivos em paredes de concreto armado moldadas no local.
A principal alteração da revisão 2 da Diretriz nº 001 consiste na incorporação das tipologias de casas sobrepostas e de edifícios com térreo mais um pavimento multifamiliares no objeto de avaliação desta Diretriz para sistemas construtivos que empregam o concreto leve. Além disso, foi aprovado e publicado o DATec nº 006 do sistema construtivo Tecnninetta em paredes de concreto leve armado moldadas no local. Fo também renovada a Chancela Sinat ao DATec nº 001-A do sistema construtivo Sergus com fôrmas tipo banche. A coordenação geral do PBQP-H/MCidades ficou de estabelecer convênios com outras entidades do governo para a contratação de consultores com a finalidade de elaborar os relatórios das apreciações de documentos efetuadas no âmbito do Comitê Técnico.