
AGÊNCIA CBIC
Seconci-DF promove palestra sobre prevenção e controle da dengue no dia 23 de setembro
O Serviço Social do Distrito Federal (Seconci-DF), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e a Subsecretaria de Vigilância à Saúde, sob a Coordenação Geral do Programa de Prevenção e Controle de Dengue, realiza no próximo dia 23 de setembro, na sede do Seconci, no Distrito Federal, seminário que visa reduzir a incidência e procriação do Aedes aegypti em ambientes propícios a proliferação do mosquito.
Segundo dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, em 2009 foram registrados 386 casos da doença no DF.
A expectativa é de que mais de 2,5 milhões de pessoas sejam atingidas com o Programa de Prevenção evitando uma epidemia em todas as cidades do DF.
“A construção civil é uma área estratégica, porque dentro dos canteiros de obras há vários meios que podem servir para disseminação do mosquito como recipientes que acumulam água. E, se um trabalhador é contaminado pode ficar até 10 dias em casa, o que seria prejudicial a ele e à empresa”, explica Ailton Domicio da Silva, Coordenador Geral do Programa de Prevenção e Controle da Dengue.
Para Ailton, conscientizar os trabalhadores é uma forma de estender a campanha para além do local de trabalho. Ele explica que a dengue pode sair de duas formas de um canteiro de obra.
“O trabalhador pode chegar em casa contaminado ou pode levar essa conscientização para sua família e evitar que a doença chegue até seus parentes”, conclui.