Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/12/2023

97º ENIC: Geraldo Alckmin recebe Manifesto de Apoio à Estratégia BIM BR

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, recebeu o “Manifesto de Apoio à Estratégia BIM BR” durante o 97º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), realizado nesta terça-feira (12), em Brasília.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o BIM Forum Brasil destacaram a importância da Estratégia BIM BR para impulsionar o setor e fazer a construção brasileira avançar para um cenário de maior eficiência, inovação e excelência.

A Estratégia BIM BR, que abrange a Modelagem da Informação da Construção (BIM), visa criar, utilizar e atualizar modelos digitais de construções de forma colaborativa, atendendo a todos os participantes do empreendimento ao longo do ciclo de vida do projeto. O marco temporal estabelecido para a adoção gradual do BIM pela Administração Pública prevê fases específicas, com a última etapa em 2028, integrando o uso do BIM em todas as etapas, desde projetos até operações.

O ENIC foi palco para a entrega do manifesto, que reforça a importância de o Poder Executivo e o Congresso Nacional direcionarem o mercado para a adoção do BIM. A nova Lei de Licitações (Lei 14.133 de 2021) promoveu avanços no tema e incorporou o BIM, estabelecendo sua preferência nas licitações de obras e serviços de engenharia e arquitetura, fortalecendo ainda mais a posição do Estado brasileiro na promoção dessa tecnologia.

O manifesto expressa o compromisso das entidades signatárias, representando membros comprometidos da indústria da construção civil no Brasil. Apoiaram o documento a Associação Brasileira da Construção Metálica (Abcem); Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic); Associação Brasileira da Construção Leve e Sustentável (ABCLS); Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc); Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat); Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal); Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac); Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer); Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea); Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema); Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada-Infraestrutura (Sinicon); Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco); e Confederação Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

De acordo com o manifesto, as entidades reconhecem o BIM como ferramenta essencial para a modernização das práticas construtivas, além de posicionar o país de maneira mais competitiva no mercado global da construção.

“Ao dar total apoio à Estratégia BIM BR, as entidades se comprometem a promover ativamente a conscientização sobre seus benefícios e a importância de sua implementação”, destacou o documento. O manifesto reforçou o papel do BIM não apenas na modernização das práticas construtivas, mas também na melhoria da concepção, gestão e execução de projetos, promovendo uma abordagem mais eficiente e inovadora.

“O compromisso vai além da assinatura do manifesto; as entidades estão empenhadas em capacitar os profissionais do setor, apoiar iniciativas de formação e colaborar continuamente para o aprimoramento e disseminação do BIM na indústria da construção brasileira”, resumiu o manifesto. 

O 97º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi); e o patrocínio da PlanRadar, Softplan, Mútua-Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA, Multiplike, Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui (ANCCA), do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Caixa Econômica Federal.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RN
SECOVI-GO
Abrainc
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-Teresina
APEOP-SP
Sinduscon-RR
Sinduscon-TAP
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-PLA
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon – Norte
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea