
AGÊNCIA CBIC
82º Enic – Mudanças climáticas afetam mais pobres e empresários
A crise ambiental vivenciada no mundo atual prejudica toda a sociedade contemporânea, mas alguns públicos são mais afetados, alertou o economista e ambientalista Sérgio Bersseman durante palestra em painel sobre construção sustentável, inovações tecnológicas e desenvolvimento realizado na manhã desta sexta-feira, terceiro dia do 82º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). "Está na hora de cobrar do poder público e da sociedade que estudem os impactos de mudança climática para que as cidades, as construções e a infraestrutura possam se adaptar à realidade. Ele ressaltou que a primeira população a correr os riscos efetivos provocados pelas mudanças é a dos pobres e a segunda, a dos empresários.
Segundo o ambientalista Fábio Feldman, um dos palestrantes do evento, o grande desafio dos empresários é construir a agenda do século 21. "A construção civil, neste momento, no Brasil, pode ser o setor que vai criar o modelo a ser replicado para os outros setores e construir a sustentabilidade", declarou.
Os presidentes das comissões de Materiais (Comat) e de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, Sarkis Kury e José Antônio Simon, apresentaram seus projetos estruturantes de inovação tecnológica e modernização do processo construtivo no Brasil. Kury informou que a CBIC está disponibilizado um espaço exclusivo em seu site para a inserção dos projetos do setor. Simon fez questão de ressaltar que a modernização das construções passa pela evolução das máquinas, equipamentos e ferramentas.
Autor: Alexandra Alves