Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/04/2012

Tecnologia com sustentabilidade

"Cbic"
09/04/2012 :: Edição 293

 

Estado de Minas/MG 08/04/2012
 

Tecnologia com sustentabilidade

Projetos mais modernos contemplam redução de custos e aplicação de material que preserva a natureza. Outra finalidade é promover o bem-estar e a satisfação do cliente

 Na corrida atrás das novidades, o consumidor é um dos principais beneficiados. Afinal, para conquistá-lo, vários fatores são levados em consideração. "Adquirir um produto de uma empresa que se preocupa em evoluir constantemente é a garantia de adquirir algo de ponta, que preza não só pela tecnologia, mas, principalmente, pela sustentabilidade", afirma o engenheiro e diretor de produção da Conartes Engenharia, Décio Gontijo.
 Júlio Tôrres, diretor do escritório Torres Miranda Arquitetura, reconhece que o consumidor acaba ganhando com a participação das empresas nas feiras, já que, posteriormente, vai receber um produto com mais tecnologia, mais resistente e, por vezes, até mais barato. "Novas tecnologias podem propiciar construções em locais ou prazos que antes seriam inviáveis. Muitos desses produtos têm por finalidade dar maior conforto aos usuários, com melhor tratamento acústico e térmico, por exemplo."
 O fator economia também é destacado pelo engenheiro da Conartes. De acordo com Gontijo, a participação em feiras favorece o acesso ao conhecimento de tecnologias que possibilitem diminuir custos futuros de condomínios e de assistência técnica no imóvel. "Ou seja, a concepção do projeto não se preocupa apenas com a entrega do produto, mas em questões pós-entrega, que contemplem a satisfação do cliente."
 Para quem vai reformar ou construir também é uma ótima oportunidade, como diz o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Walter Cover. "O consumidor poderá comparar produtos e verificar tendências, do ponto de vista técnico e econômico, e sobretudo, da qualidade. Poderá tirar dúvidas, conhecer detalhes e os cuidados na escolha do produto ou do serviço que vai contratar."
 PONTE No caso da Feicon Batimat, direcionada para arquitetos, engenheiros, construtores, designers de interiores, incorporadores, revendedores, lojistas e compradores do setor da construção, o consumidor toma conhecimento das novidades por meio desses profissionais. "Eles fazem a ponte entre os lançamentos no mercado da construção e o público, um dos principais beneficiados", considera a diretora da feira, Liliane Bortoluci.
 Para as empresas do setor, a percepção mais imediata da participação nas feiras são os negócios realizados durante e depois da sua realização. "A movimentação financeira é intensa e garante o início e a continuidade de grandes parcerias. Mas também há a questão da valorização das marcas expostas, que, na mente dos compradores que visitam a feira, são lincadas com tecnologia, design e sustentabilidade", observa Liliane.
 E como está cada vez mais visível no setor a tecnologia de automação, a questão da funcionalidade real alinhada ao design e, é claro, a sustentabilidade dos produtos vêm crescendo a cada ano, segundo Liliane. "Produtos que já vêm prontos e secam rápido, que tenham funções extras ou que economizam tempo, dinheiro, água e energia ao ser utilizados também devem ser mais vistos nos canteiros de obras e nas prateleiras das lojas de material de construção do país."
 A diretora da Feicon Batimat justifica esse comportamento do mercado dizendo que a adesão a esses itens é uma evolução natural. De acordo com ela, tudo que é prático, eficiente, acessível, rápido, bonito e sustentável cai no gosto do público. "Os fabricantes percebem isso e vão investindo cada vez mais nesses produtos, serviços, técnicas e tecnologias, que a cada edição estão mais evoluídos. Uns mais que outros, de acordo com o que determina o público e a situação econômica do país no decorrer do tempo."
 BENEFÍCIOS PARA O CONSUMIDOR » Maior informação que o subsidiará na aquisição de um produto – do material de construção ao imóvel propriamente dito -, de uma empresa que se preocupa em evoluir e fornecer algo de ponta e, principalmente, sustentável.
 » Possibilidade de receber um produto com maior tecnologia, mais resistente e, por vezes, até mais barato.
 » Para quem vai reformar ou construir, poderá comparar produtos, verificar tendências, não só do ponto de vista técnico, econômico, mas, sobretudo, da qualidade.
 » Oportunidade para tirar dúvidas e conhecer detalhes e cuidados para a escolha do produto e do serviço que vai contratar.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-TO
SINDICIG
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-AP
Assilcon
SECOVI-GO
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-PB
Sinduscon-BNU
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-RS
Sinduscon – Vale
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea