Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

17/09/2010

Sondagem: previsão de acomodação reduz otimismo dos empresários da construção

 

Dados da Sondagem Nacional da Construção, realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), revela uma leve queda no otimismo dos empresários do setor da construção civil em relação ao desempenho de suas empresas no terceiro trimestre deste ano, com a percepção de que o crescimento do país atingiu o patamar máximo. Valores abaixo de 50 apontam desempenho ou perspectiva desfavorável e acima de 50, favorável.
Embora os empresários continuem otimistas e no comparativo de 12 meses o indicador de desempenho tenha apresentado alta de 13,5%, no trimestre, o indicador caiu 1,22%, para 59,22, mostrando uma desaceleração das expectativas.
Também as perspectivas de desempenho futuro das construtoras diminuíram 2,71% no trimestre, para 61,50, enquanto no quesito de crescimento econômico recuaram 7,42%, para 62,43.
A estimativa dos empresários de uma inflação reduzida, por sua vez, ficou em 47,04 pontos, mostrando um acréscimo de 28% no trimestre, mas ainda é 24,9% inferior ao indicador apurado 12 meses atrás.
Já a perspectiva da evolução dos custos dos insumos atingiu 41,71 pontos, com aumento de 2,7% no trimestre.
Em relação à condução da política econômica, o indicador caiu 1,13%, para 52,49. No indicador de dificuldades financeiras, houve aumento de 5,07%, para 53,86.
Nesse critério, pontuações acima de 50 indicam desempenho ou perspectiva desfavorável.
Conforme o Sindusvon, o setor continua preocupado em relação à inflação e aos custos dos insumos, porém menos do que no primeiro semestre.
E sentem uma ligeira elevação nas dificuldades financeiras.
A pesquisa consultou 233 empresários de diversas regiões do país.
COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AP
Sinduscon-MG
Sinduscon – Grande Florianópolis
ADEMI – BA
Sinduscon-DF
Ademi – PR
Sinduscon-MT
Ademi – AL
Sinduscon-MS
Sinduscon-RN
Sinduscon-RIO
Ademi – ES
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea