Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/09/2011

Sinduscon vê oportunidade de atrair negócios na crise

"Cbic"
15/09/2011 :: Edição 178

 

Jornal Diário do Nordeste – Online/CE 15/09/2011
 

Sinduscon vê oportunidade de atrair negócios na crise

A aposta é que investidores olhem mais para o Estado, com medo de aplicar recursos nos EUA e na Europa

 Se a atual crise econômica internacional tem causado dores de cabeça em empresários dos Estados Unidos e de países europeus, no Ceará, ela surge como uma oportunidade de crescimento para a construção civil. A previsão foi feita pelo presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), Roberto Sérgio Oliveira. "Os investidores ficarão com medo de investir no exterior e olharão com mais atenção para o nosso Estado", garantiu.
 Segundo o executivo, o otimismo envolvendo a crise é oriundo da expansão em obras de infraestrutura que a região presencia. "Em razão disso, tornou-se uma tradição que, ano a ano, o Ceará cresça, no segmento, mais que (a média do) próprio País". Oliveira também comemorou o aumento de 7% no acumulado pelo ramo no último trimestre, em relação a igual período do ano anterior, segundo dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). "Esse resultado é excelente, tendo em vista que, em 2010, o mercado já foi bastante aquecido", lembrou.
 O que mais chama atenção nos números apresentados pelo Ipece a respeito dos meses de abril, maio e junho da economia cearense, é que a indústria, onde a construção civil está inserida, sofreu queda de 1% em comparação com o mesmo período de 2010, o que denota a força que a construção adquiriu nos últimos anos. O declínio é bastante significativo, se levarmos em consideração que, em 2010, o segmento cresceu 9,7%, em comparação com 2009.
 O presidente do Sinduscon espera que, até o fim do ano, o ramo apresente uma expansão em torno de 5%. "Já seria um resultado bastante satisfatório", avaliou.
 ExpoConstruir
 Tais avanços poderão ser vistos de perto entre os próximos dias 21 e 24 de setembro, quando acontece, no Centro de Convenções, a segunda edição da ExpoConstruir, Feira de Materiais e Sistemas Construtivos, que deve atrair, de todo o Nordeste, cerca de 10 mil visitantes, entre professores, pesquisadores, estudantes e técnicos das áreas de engenharia civil, arquitetura e urbanismo, tecnologia, meio ambiente e segurança.
 Aproximadamente 200 marcas devem ser representadas, 80 a mais do que na última edição, que ocorreu em 2009. Além disso, espera-se uma cifra superior a R$ 100 milhões em negócios realizados, cerca de 40% a mais do que há dois anos. A entrada é gratuita e o credenciamento pode ser feito na entrada ou no site (www.expoconstruir.com.br). Órgãos como a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) apoiam sua realização.
 Para Oliveira, a expectativa é de que a feira possa oferecer uma grande variedade de novas peças e novas técnicas em comparação com a última edição, que ocorreu em 2009.
 Ele também espera que profissionais de mais áreas participem, contribuindo para que haja uma ponte entre os diversos elos da cadeira produtiva da construção civil.
 Copa do Mundo
 Para Micheline Camarço, diretora da Ika Eventos, que promove a feira, o Mundial de 2014, a ser realizado no Brasil, inclusive em Fortaleza, é a principal atração da programação do ExpoConstruir, além da exposição de peças e materiais de construção. O tema será discutido no Seminário Regional sobre Políticas Públicas e de Ensino para a Habitação (HabConstruir), que abordará as possibilidades de melhorias da qualidade da habitação, com a vinda de grandes eventos para a região, como a Copa do Mundo. As palestras acontecerão nos dias 22 e 23, das 17 horas às 21 horas. Aproximadamente 300 visitantes são aguardados.
 No seminário HabConstruir, um dos focos da discussão é a responsabilidade da construção civil com o meio ambiente, por ser uma grande consumidora de recursos naturais, principalmente de energia. O segmento também é um grande gerador de resíduos que causam prejuízos à natureza.
 A preocupação é natural, já que, com a proximidade da Copa Mundo de 2014, existe a tendência de que a quantidade de obras aumente, intensificando os ataques ao meio ambiente na região.
 Expectativa "Esperamos fechar o ano com um crescimento de 5%. Já seria satisfatório" Roberto Sérgio Oliveira Presidente do Sinduscon-CE
 Novos contratos 100 milhões de reais é o valor em negócios gerados a partir desta edição da ExpoConstruir
 MAIS INFORMAÇÕES
 Expoconstruir – Para se inscrever acesse o site www.expoconstruir.com.br. A Feira será de 21 a 24 deste mês, no Centro de Convenções 

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-VT
Sinduscon-RO
Sinduscon-Joinville
Sinduscon Chapecó
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-SP
Aconvap
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-DF
ADEMI-AM
Ademi – GO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea