Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/08/2011

Sicepot prevê expansão de 10% no ano

"Cbic"
04/08/2011 :: Edição  150

 

Jornal Diário do Comércio – MG/MG 04/08/2011
 

Sicepot prevê expansão de 10% no ano

No caso da construção pesada, de uma forma geral, houve crescimento da ordem de 7% no acumulado do primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do exercício passado. De acordo com o presidente Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), Alberto Salum, o índice ficou abaixo do patamar esperado pelas empresas do setor. A expectativa é de que o resultado seja ampliado no segundo semestre e que o exercício seja encerrado com incremento de 10% sobre o ano anterior.
 Conforme Salum, o incremento dos negócios observado na primeira metade de 2011 foi decorrente de contratos com o setor privado. Conforme ele, o setor que, tradicionalmente, responde por cerca de 60% da demanda da construção pesada no Estado, no acumulado de janeiro a junho de 2011, ultrapassou o índice, uma vez que quase não houve contratos com o setor público no período.
 Copa do Mundo  – Neste sentido, o dirigente ressaltou que as empresas aguardam o governo anunciar oficialmente os projetos de infraestrutura para alavancarem de vez os negócios, a partir da execução dessas obras. A previsão é de um mercado aquecido, sobretudo pela proximidade da Copa do Mundo de 2014.
 "Atualmente nosso grande gargalo é a demora na oficialização dos projetos em âmbito federal. Foram feitos anúncios de grandes obras, mas, efetivamente, poucas saíram do papel", disse. Já no que se refere às obras estaduais e municipais, Alberto Salum informou que estão dentro da normalidade.
 No caso da Salum Construções Ltda, o desempenho do primeiro semestre deste exercício superou o de igual período de 2010 em 15%. De acordo com o sócio-proprietário da construtora, Marcus Salum, o resultado pode ser atribuído a alguns fatores, especialmente, à demanda do setor privado, que respondeu por grande parte dos contratos da primeira metade de 2011.
 Porém, Marcus Salum destacou que os negócios da empresa se dividem igualmente entre os setores público e privado, respondendo cada um por 50% do faturamento. Conforme ele, o equilíbrio entre os segmentos faz parte de uma série de ações adotadas pela construtora, como forma de evitar quedas bruscas na receita. "Sem concentração, evitamos prejuízos", afirmou.
 Já para o restante do exercício, o sócio-proprietário da Salum se mostra ainda mais otimista e aguarda um incremento dos negócios na faixa dos 40% sobre o acumulado de 2010.
 Entre os principais contratos fechados pela empresa em 2010 está o da pavimentação do trecho que liga o município de Santana do Riacho à MG-010, na região Central. A empresa também está à frente das obras de pavimentação da rodovia que liga a cidade de Conceição das Pedras a Pedralva, ambas no Sul do Estado. O contrato foi fechado com o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).
 No caso da Vilasa Construtora Ltda, o desempenho dos negócios no período de janeiro a junho deste ano superou em cerca de 5% os de igual período do ano passado. De acordo com Alberto Salum, que além de estar à frente do Sicepot-MG também é diretor-presidente da construtora, o resultado se justifica pelo baixo índice de contratos com o setor público ao longo do semestre, cenário que deverá ser revertido nos próximos meses. Ao todo, os governos federal, estadual e municipal respondem por aproximadamente 90% dos negócios da construtora.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-VT
Sinduscon-PLA
Ademi – MA
ADIT Brasil
Sinduscon-AL
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-GO
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon Anápolis
SECOVI-SP
Ademi – DF
Sinduscon-ES
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea