
AGÊNCIA CBIC
Seminário de Inovação na Construção integra ação do Projeto de Capacitação do PIT
O Sinduscon-BA, em parceria com o Senai-BA e o Sebrae, promoveu, no último dia 19, o 1º Seminário de Inovação na Construção, juntamente com o 8º Seminário Tecnológico da Construção.
Os eventos integraram a 10ª edição da Feira Construir Bahia. Um dos temas de destaque do Seminário Tecnológico da Construção Civil foi o Projeto Inovação Tecnológica na Construção Civil (PIT).
O Sinduscon-BA é responsável por coordenar o projeto, que será replicado em outras capitais do país, e divulgará a necessidade e importância da capacitação para promover a inovação nas empresas do setor da construção.
Na ocasião, o vice-presidente da CBIC e diretor de Relações Institucionais do Sinduscon-BA, Vicente Mattos, abordou a necessidade de se criar um ambiente estimulante para o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais, desde os gestores e arquitetos até os trabalhadores das obras.
“Inovação tecnológica é a bandeira do dia e a indústria da construção não pode ficar de fora, pois é essencial para melhorar a produtividade dos nossos canteiros”, enfatizou Mattos.
Durante o 1º Seminário de Inovação na Construção Civil também foram debatidos pontos cruciais para a sustentabilidade de empreendimentos residenciais, como gestão de resíduos, conforto e saúde dos usuários, escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos e canteiro de obra sustentável.
"É desde a concepção arquitetônica que reduzimos o consumo energético e de água, garantimos a qualidade sanitária do ar e dos ambientes", afimra a palestrante Ana Rocha Melhado.
O evento também contou com a presença da engenheira Maria Angélica Covelo Silva e do engenheiro Fabio Villas Bôas, que realizaram palestras sobre a aplicação das normas de desempenho.
No seminário foi discutida a implantação e aplicações práticas do BIM (Building Information Modeling), que simula a construção virtualmente, em 3D, e ajuda a detectar interferências e a indicar soluções no processo de construção.
“O sistema muda nosso dia a dia e quebra paradigmas.
Este é um caminho sem volta, além de ser uma necessidade, é uma realidade cada vez mais presente”, comentou a palestrante Verena Arantes Bala.
O sistema de construção enxuta (Lean Construction) como filosofia de gestão também foi abordado pelo engenheiro Marcos de Vasconcelos Novaes, que apresentou soluções sustentáveis para empreendimentos residenciais.
A palestra atraiu cerca de 250 empresários, profissionais e estudantes, que lotaram o auditório do centro de Convenções da Bahia.