
AGÊNCIA CBIC
Rondônia qualifica mulheres para o setor da construção
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RO), em convênio com a Santo Antônio Energia e a Prefeitura Municipal de Porto Velho, formou 158 mulheres nos cursos de Eletricidade Instaladores Prediais, Pedreiro de Acabamento, Pedreiro de Alvenaria e Pintor de Obras em Porto Velho e Jaci Paraná.
As turmas exclusivas às mulheres fazem parte da segunda fase do projeto “Produção e Beleza – A arte de fazer bem feito” e teve instrução nas modalidades Qualificação Profissional com habilidades básicas e na Qualidade, Saúde, Meio ambiente e Segurança (QSMS).
Os cursos de Qualificação de Mulheres para a Construção Civil objetivam resgatar mulheres em situação de vulnerabilidade social garantindo sua formação e a inserindo no mercado de trabalho.
O projeto “Produção e beleza – A arte de fazer bem feito” é uma das vertentes do Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI).
O PSAI estabelece o amplo atendimento à educação profissional nas unidades operacionais dos seus 27 Departamentos Regionais para todos os cidadãos que por algum motivo sociocultural, econômico ou por preconceito, são tolhidos de exercer esse Direito Constitucional.
O Programa PSAI tem como objetivo geral incluir nos cursos do Senai, pessoas com deficiência, expandir o atendimento a negros e índios, oportunizar acesso das mulheres aos cursos estigmatizados para homens e vice-versa, bem como, requalificar na educação profissional pessoas acima de 45 anos e idosos.