Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

28/10/2011

Rio Grande busca mais 7,5 mil vagas para cursos de qualificação

"Cbic"
28/10/2011:: Edição 207

 

Jornal Agora/BR 27/10/2011
 
 

Empresa vai qualificar profissionais para construção civil 

A Prefeitura do Rio Grande solicitou ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mais 7,5 mil vagas para cursos de capacitação profissional no Município. São 2,5 mil para a área de serviços e 5 mil para o setor de metalmecânica com foco no Polo Naval. Os pedidos foram encaminhados em Brasília, no último dia 19, pelo secretário geral de Governo, Leonardo Salum, durante reunião da Comissão de Concertação do Planseq Nacional da Construção Civil.
A solicitação foi reforçada pelo prefeito Fábio Branco, no mesmo dia, em audiência com o ministro do Trabalho, Carlos Luppi, com o qual Branco tratou das demandas que o Município enfrenta na área de qualificação profissional. Salum observa que a área de serviços, como hotelaria, turismo, cozinha e padaria, está crescendo na cidade e não há pessoal qualificado para atender a demanda.
Fábio Branco ressalta que o crescimento do Rio Grande só será considerado desenvolvimento se os trabalhadores rio-grandinos ocuparem os postos de trabalho gerados pelo setor naval.
Construção Civil
Recentemente, em audiência pública do MTE, o Município garantiu a conquista de 3 mil vagas para cursos de qualificação para a Construção Civil. Na reunião da Comissão de Concertação do Planseq Nacional da Construção Civil, dia 19, foram distribuídas as primeiras 25 mil vagas deste programa para todo o País. Salum, que é integrante desta comissão, relatou que essas vagas são para obras de infraestrutura nacional, enquanto Rio Grande e Porto Alegre necessitam de qualificação principalmente para habitações. Assim, ficou acertado que serão destinadas as 25 mil vagas em infraestrutura para diferentes estados do País, mais 3 mil vagas para Rio Grande e 10 mil para Porto Alegre no setor que necessitam.
No mesmo encontro, foram definidos os cursos nos quais serão distribuídas as 3 mil vagas conquistadas por Rio Grande, que serão para Pedreiro, Ajudante de Obras, Eletricista, Carpinteiro, Ferreiro Armador e Pintor. Esses cursos deverão ter início em dezembro deste ano ou janeiro de 2012. O secretário Salum atribui o processo de obtenção de novas vagas para cursos de capacitação ao trabalho que vem sendo realizado pela Comissão Municipal de Emprego e Renda. Essa comissão é formada pela Prefeitura e sindicatos de trabalhadores de várias categorias e representações patronais.
Das vagas destinadas para Rio Grande, por definição da Comissão de Concertação, 10% serão oferecidas a portadores de algum tipo de deficiência que possam trabalhar na construção civil. E por decisão do Executivo municipal, considerando questionamento quanto à possibilidade de a oferta das vagas ser regional, outras 150 serão destinadas a trabalhadores de São José do Norte.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-JF
Sinduscon-RO
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-BNU
Sinduscom-VT
Sinduscon – Vale
Sinduscon-MA
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-RS
Sicepot-RS
Ademi – PE
Sinduscon-PB
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea