Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/07/2022

Quintas da CBIC debate a importância da infraestrutura hídrica

O tema “Infraestrutura hídrica como caminho para evitar calamidades e gerar desenvolvimento urbano” será destaque da live “Quintas da CBIC”, promovida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), nesta quinta-feira (21), às 17h. 

O evento contará com a participação do presidente da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC/CBIC), Ilso José de Oliveira, do presidente da Comissão do Meio Ambiente (CMA/CBIC), Nilson Sarti, do coordenador-geral de Análise de Estudos e Projetos de Infraestrutura Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Paulo Roberto; da presidente da Comissão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento da SME, Patrícia Boson; do presidente da GTEC Consultoria e membro do Comitê de Inteligência Estratégica (CIE) da COIC, Galib Chaim, e da vice-presidente do Sinduscon-DF, Tereza Christina. 

De acordo com a presidente da Comissão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento da SME, Patrícia Boson, o debate é considerado importante por se tratar de serviços prestados em que a água é elemento principal, como abastecimento, irrigação, coleta e destinação final de esgoto, principalmente no Brasil. “Estamos falando daquilo que nos mantém com qualidade de vida em segurança. No Brasil, isso ganha maior relevância porque também estamos falando de energia elétrica. Nossa matriz elétrica é predominante de energia hidráulica”, disse.  

Segundo ela, o tema tem ganhado maior visibilidade após os desastres naturais que aconteceram no país. No último período de chuva, foram registradas mais de  450 mortes em consequência, não das chuvas, mas sim por falta de infraestrutura hídrica. “As chuvas foram abundantes, sim, mas existem soluções de engenharia para que elas não matem, para que elas sejam controladas e, efetivamente, tenha uma gestão para a proteção e qualidade de vida das pessoas, mas infelizmente a gente tem renegado a segundo plano de política pública”, destacou. 

Para o coordenador-geral de Análise de Estudos e Projetos de Infraestrutura Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Paulo Roberto, corroborou a relevância do assunto. “Esse debate é relevante para sensibilizar os diferentes atores da sociedade no sentido de mostrar a importância do planejamento dos grandes empreendimentos de oferta de água, para otimizar o investimento de recursos financeiros públicos e privados no setor”, apontou. 

“É essencial chamar a atenção sobre a necessidade de uma política nacional que priorize e mobilize recursos com planejamento e engenharia, para ações coordenadas que possam prevenir calamidades recorrentes e cada vez mais trágicas causadas por inundações ou deslizamentos e, ao mesmo tempo, proporcionar melhores condições de vida, moradia e saúde para os brasileiros mais expostos”, reforçou o presidente da GTEC Consultoria e membro do Comitê de Inteligência Estratégica (CIE) da COIC, Galib Chaim. 

Clique aqui e participe!

O tema tem interface com os projetos “Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas”, da COIC/CBIC, “Melhoria da Competitividade e da Segurança Jurídica para Ampliação de Mercado na Infraestrutura”, da COINFRA/CBIC, e “Incentivo a Sustentabilidade na Indústria da Construção” CMA/CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – AL
Sinduscon-PE
Ademi – PE
APEOP-SP
Ademi – MA
SINDICIG
Sinduscon-BA
Sinduscon – Norte
Sinduscon-RIO
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-ES
Sinduscon-BC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea