Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/09/2019

Publicada revisão da norma de Guarda-corpos para edificação

Foi publicada, no dia 30 de agosto, a revisão da ABNT NBR 14718 – Esquadrias – Guarda-corpos para edificação – Requisitos, procedimentos e métodos de ensaio, que especifica os requisitos e métodos de ensaio para guarda-corpos para edificação, externos ou  internos,  para  uso  privativo  ou  coletivo,  instalados  em  edificações  habitacionais,comerciais,industriais,  esportivas,  culturais,  religiosas,  turísticas,  educacionais,  de  saúde  e  de  terminais  de passageiros. Não sendo aplicável à indústria do petróleo e gás natural, bem como às obras de infraestrutura e viárias. Essa revisão cancela e substitui a edição anterior (ABNT NBR 4718:2008).

Essa Norma assegura ao consumidor o recebimento dos produtos com condições mínimas de desempenho. Os guarda-corpos ensaiados em laboratório ou em local estabelecido pelo contratante, representam a situação mais crítica em relação à dimensão dos vãos e fixação. Os guarda-corpos são instalados nas condições previstas a fim de complementar o dimensionamento com base em projetos estruturais, dos perfis, vidros, componentes e elementos de fixação, demonstrando o atendimento de seu desempenho através dos resultados dos ensaios.

Segundo a coordenadora dos trabalhos de revisão da norma, Fabiola Rago Beltrame, diretora do Instituto Beltrame da Qualidade, Pesquisa e Certificação (Ibelq), a principal alteração do texto da norma foi o escopo, pois agora o mesmo deixa claro que a norma se aplica a todos os guarda-corpos utilizados em edificações, em áreas com um desnível maior ou igual a 1 metro, incluindo estádios e aeroportos. Outra alteração importante diz respeito à altura de proteção do guarda-corpos que deve ser maior ou igual a 1,10 m. Na versão anterior essa altura estava como maior ou igual a 1,0 m.

No item requisitos, o novo texto estabelece que em casos de guarda-corpos externos, foi inserido que se deve também prever a pressão de vento do local calculada, conforme ABNT NBR 10821-2:2017 e as cargas de uso e de segurança a serem aplicadas em cada tipo de guarda-corpos foram alteradas e divididas em classe conforme a aplicação dos guarda-corpos e estão apresentadas na Tabela 1 da norma revisada.

A durabilidade dos materiais empregados nos guarda-corpos foi tratada de forma mais abrangente no item Requisitos específicos. E também foram alteradas as condições de projeto, na questão da altura dos guarda-corpos em relação à altura das muretas, com a inclusão de figura ilustrativas. Os ensaios de esforço estático horizontal, esforço estático vertical e resistência a impactos, também receberam alguns ajustes na metodologia, mas sem alterar o seu princípio. E por fim foi inserida uma seção sobre Limpeza e Manutenção dos guarda-corpos.

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio de seu Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (GANT), monitorou e divulgou o status do projeto, as reuniões que aconteceram para sua revisão, a sua Consulta Nacional e recentemente sua publicação no Portal de Normas Técnicas da entidade.

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. As ações do GANT estão contidas no Projeto Gestão das Normas Técnicas do setor, uma iniciativa da CBIC e do Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sicepot-PR
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-RIO
SECOVI-PR
Sinduscon-SF
SECOVI- PB
Aconvap
Sinduscon-TO
Sinduscon-DF
Sinduson – GV
Sinduscon-CE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea