Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

16/04/2013

Pronatec: presidenta quer geração capaz de aumentar a competitividade das empresas brasileiras

No Café com a Presidenta de segunda-feira, dia 15 de abril, a presidenta Dilma Rousseff destacou que com 380 mil matrículas para beneficiários do Brasil Sem Miséria, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) deve servir para que o Brasil tenha um crescimento que inclua todos os brasileiros, dando oportunidades por meio da formação profissional.

Ao todo, já são 2,8 milhões de inscritos em cursos técnicos ou de qualificação. “O Pronatec é um programa importantíssimo, porque ele amplia o acesso dos nossos jovens que fazem ensino médio ao ensino técnico, que é fornecido pelas escolas técnicas do tipo Senai e Senac, mas também por escolas técnicas do governo federal e os institutos federais de tecnologia.

Com o Pronatec, nós queremos que o país, cada vez mais, tenha uma geração de jovens com formação técnica de qualidade, capazes de melhorar os nossos produtos e serviços, e aumentar a competitividade nas nossas empresas, o que ajuda a melhorar os salários dos trabalhadores e a fazer a renda das famílias crescer ainda mais”, afirmou Dilma Rousseff.

Na sexta-feira, dia 12, a presidenta participou, em Porto Alegre, da formatura de 2.223 trabalhadores inscritos no Cadastro Único do governo.

A CBIC também participou do evento, representada pelo presidente Paulo Simão e pelo vice-presidente José Carlos Martins.

Na ocasião, foram inseridos no mercado de trabalho da capital gaúcha 2.200 novos profissionais qualificados, sendo cerca de 400 formados para o setor da construção.

Para Paulo Simão, a Indústria da Construção está promovendo uma revolução na realidade dos canteiros de obras de todo o país. “Ficou para trás o tempo em que trabalhar na construção era a última opção para pessoas com baixa qualificação, muitas vezes analfabetas e que não conseguiam se inserir em outras áreas da economia. Hoje os trabalhadores da construção precisam estar cada vez mais qualificados para operar novos equipamentos e novas tecnologias construtivas. Por isso mesmo, esses profissionais estão sendo mais bem remunerados e o índice de analfabetismo entre os nossos trabalhadores vem caindo drasticamente. Hoje, menos de 1% dos profissionais que atuam na construção  ainda são analfabetos”, destaca.

O evento contou também com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), além de representantes do Senai e dos Institutos Federais do Estado e Municípios, as entidades executoras dos cursos.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sicepot-RS
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-PR
Sinduscon-SP
Sinduscon-AM
SINDUSCON – SUL
Sinduscon PR – Noroete
SECOVI- PB
Ademi – AL
Sinduscon-MG
Sindicopes
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea