Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/12/2010

Projeto adequa residência para 3ª idade

CBIC Clipping

06/12/2010 :: Edição 021

Jornal Diário do Comércio – MG/MG|   04/12/2010

Projeto adequa residência para 3ª idade

São Paulo – Ao passo que a taxa de mortalidade da população brasileira aumenta percentualmente, o mercado tende a adaptar-se a essa nova realidade. Segundo pesquisa, divulgada em dezembro de 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de idosos no país em 2030 será praticamente igual à dos jovens. Atentos a esse novo perfil de consumidores, os setores de arquitetura, construção, design   e decoração iniciam também uma nova fase de adaptação para atender esse público.

 A construção do Home Universal, uma casa 100% acessível, atesta não só a inovadora visão das empresas como também o poder de consumo dessa classe predominante no futuro. O protótipo, desenvolvido pela arquiteta Sandra Perito, possui, entre outras características, pisos sólidos e antiderrapantes, portas amplas, rampas e barras de proteção. A criação do ambiente teve por inspiração o Desenho Universal, conceito desenvolvido na Universidade da Carolina do Norte (EUA), com o objetivo de definir um projeto de produtos e ambientes para serem usados por todos, na sua máxima extensão possível, independente de suas características pessoais, idade ou habilidades. "A Universal Home surgiu da necessidade de se avaliar, física e financeiramente, a viabilidade de se projetar aplicando os princípios do Desenho Universal em projetos de moradias no Brasil", disse a profissional.

 Não só os idosos serão beneficiados com essa linha de pensamento evolutivo. Pessoas com deficiência – permanente ou temporária -, grávidas e bebês terão mais conforto e praticidade dentro de suas casas. A empresa Lepri, especializada em pisos e revestimentos cerâmicos, cedeu suas peças para revestir parte do piso deste mesmo projeto. Os produtos antiderrapantes e existentes de tamanhos diversos possibilitam a aplicação em rampas, além de decorar os ambientes internos e externos do lar deixando-os aconchegantes, personalizados e únicos.

 Para o diretor da empresa, José Lepri, segurança e sofisticação podem, e devem, andar juntos. "Temos os chamados tapetes frios, ou seja, produtos que são aplicados nos ambientes de maneira a decorar como um tapete de fibra ou tecido, porém com mais praticidade e segurança, já que eles são imóveis", explicou. Segundo a arquiteta, esse conceito tende a ampliar a atuação das empresas no setor de produtos adaptáveis e com validade extensiva. "A indústria e os profissionais da área estão se aprimorando e produzindo produtos e projetos que atendam ao conceito universal de uso. Assim, a cada dia se encontra mais produtos inclusivos, com o Selo de Produto Inclusivo – avaliados pelo Instituto Brasil Acessível – que atendem aos princípios do Desenho Universal", finalizou Sandra Perito.

"banner"  
"banner"  
"banner"  
"banner"  

 
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – GO
Sinduscon Anápolis
Sicepot-RS
Ademi – RJ
Sinduscon – Grande Florianópolis
Aconvap
Sinduscon-RN
ASEOPP
Ademi – PE
Sinduscom-VT
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-JF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea