Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/02/2020

Programação do 92º ENIC é apresentada em reunião do Conselho

A primeira reunião do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) de 2020 foi realizada nesta quarta-feira (12), em Brasília. Na pauta, a programação dos três dias do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), questões administrativas, informes da presidência e  um panorama econômico do setor.

A 92º edição do encontro será realizada de 13 a 15 de maio de 2020, em Brasília.  “Decidimos manter o ENIC sempre em Brasília e fazer itinerante o evento do segundo semestre, o Conecti (Congresso Nacional de Engenharia, Construção, Tecnologia e Inovação), que este ano vai acontecer em São Luís”, frisou Martins.

Presidente da CBIC apresenta programação do 92º ENIC

O formato da programação dos três dias ficou definida. “Pedimos sugestões a nossos colaboradores e, ao invés do ENIC funcionar com nove salas de reuniões simultâneas, vamos manter agora três salas. Fica mais atraente, 400 pessoas por sala e palestrantes de peso”, reforçou Martins. Além disso, o ENIC vai contar com 10 painéis temáticos:

  • Valorização da engenharia
  • Cooperativismo
  • Normas regulamentadoras
  • Construção 2030
  • Qualidade do produto
  • Governança, ética e gestão compartilhada
  • Industria Imobiliária
  • Habitação de Interesse Social
  • Labirinto das obras públicas
  • Segurança jurídica e liberdade econômica

Durante os informes da presidência, Martins ressaltou que já se reuniu com o novo ministro do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, para traçar um cenário sobre como está a questão do Minha Casa, Minha Vida hoje e o que o setor espera do governo nessa temática. “O MDR é o ministério da CBIC, dentro dele tem habitação, saneamento, resíduos, repasses para estados e municípios, concessões, barragens e irrigação. Não podemos ignorar isso, e o nosso bom relacionamento com o recém empossado ministro Rogério Marinho, pode contribuir bastante para defendermos nossas demandas frente ao governo”, destacou.

Conselho de Administração reunido para primeira reunião de 2020

O vice-presidente financeiro da entidade, Elson Ribeiro e Póvoa, falou sobre mensalidades e sobre um estudo de cálculo para contribuição mensal, que foi feito a partir das informações fornecidas pelas entidades. “Nem todos mandaram o valor que é arrecadado mensalmente, mas conseguimos chegar em um cálculo que não penaliza nem prejudica ninguém”, destacou.

Ficou definido, também, que o máximo de contribuição será de 10%, proporcionalmente. Na próxima reunião, em março, a tabela será aprovada oficialmente e passa a valer em seguida. “A contribuição é emblemática, temos que aprender com os países desenvolvidos. O princípio americano é representação com contribuição. Como não tem mais contribuição compulsória, tem que ter uma vantagem para quem contribui”, explicou Martins.

Durante a reunião, houve ainda uma apresentação da Ieda Vasconcelos, economista do Banco de Dados da CBIC, que deu um panorama econômico nacional da construção civil. As informações prestadas pela economista apontam que na última década a construção caiu 6% no Produto Interno Bruto (PIB).  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Norte
Sinduscon-JP
Sinduscon-PE
APEOP-SP
SECOVI-PR
Sinduscon-PLA
Sinduscon-AC
Sinduscon-Caxias
Ademi – ES
APEMEC
Sinduscon-MG
Sinduscon-JF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea