
AGÊNCIA CBIC
Profissionais qualificados para manter ritmo de expansão no setor
O nível de atividade no setor da construção registrou alta de 2,7 pontos entre os meses de janeiro e fevereiro de 2010, passando de 50,5 para 53,2 (pontuação acima de 50 revela ampliação dos negócios, de acordo com o estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizado de 1º a 22 de março.
De acordo com o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão, a expectativa é realmente muito positiva e, mantendo-se a estabilidade macroeconômica do país, o setor vai experimentar um período muito bom daqui para frente.
Os efeitos do crescimento dos negócios do setor, nos últimos anos, já estão sendo sentidos, especialmente na questão relativa à mão de obra, diz Paulo Simão.
Segundo Simão, essa é uma preocupação do setor que está atento à necessidade de ampliar a capacitação de trabalhadores para a indústria da construção.
“Vamos desenvolver um projeto de evolução tecnológica para poder oferecer empregos de qualidade e com melhor remuneração para os trabalhadores da construção civil”, revela.
Alguns projetos voltados à capacitação da mão de obra para a construção civil já estão em andamento para suprir a falta de trabalhadores.
No momento, 46 mil alunos estão em sala de aula do Programa Próximo Passo, desenvolvido pela CBIC em parceria com os ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).