Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

30/10/2020

PNAD Contínua: taxa de desemprego no país é de 14,4%

A taxa de desemprego passou para 14,4% no país, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), referente ao trimestre móvel junho-julho-agosto, o que representa um incremento de 2,6 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado, quando foi 11,8%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (30) pelo IBGE.

Em relação ao trimestre móvel anterior (março-abril-maio), a alta foi de 1,6 ponto percentual. “Essa é a maior taxa de desemprego no País desde o início da série histórica da pesquisa (em 2012)”, salienta a economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos.

A população ocupada total foi reduzida para 81,666 milhões (em igual período do ano anterior era 93,631 milhões), enquanto a população desocupada passou a ser de 13,8 milhões de pessoas.

Na construção civil, a população ocupada totalizou 5,464 milhões de pessoas, o que representou uma queda de mais de 1,281 milhão em relação ao mesmo período de 2019.

Desde o início da série histórica, em 2012, as ocupações no setor eram superiores a seis milhões. Agora, no período da pandemia, foram reduzidas para o patamar de 5,4 milhões. No entanto, é importante ressaltar que os dados da Pnad Contínua envolvem o mercado de trabalho formal, informal, conta própria, empregadores, etc.

No mercado formal, a construção civil segue mostrando recuperação de suas atividades e os dados do emprego do Caged demonstram isso.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – PE
SINDUSCON – SUL
FENAPC
ADEMI-AM
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-GO
Sinduscon-TO
APEOP-SP
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-TAP
ASEOPP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea