
AGÊNCIA CBIC
Pesquisa revela comportamento de compradores de imóveis na região metropolitana de Curitiba
Pesquisa encomendada pelo Sinduscon-PR sobre o comportamento e intenção de compra de imóveis nas principais cidades da Região Metropolitana de Curitiba (Fazenda Rio Grande, Araucária, Colombo, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinais e Campo Largo), revela que 10% das famílias que vivem nessas cidades procuraram um imóvel nos últimos três meses.
Destes, 60% não encontraram o que buscavam, o que revela que há uma demanda grande por imóveis que não está sendo atendida naquelas cidades.
Considerando que a Região Metropolitana de Curitiba conta, segundo dados do IBGE, com aproximadamente 1,4 milhões de habitantes e que a média é 3,5 moradores por residência, isto significa que 24 mil famílias deixaram de comprar, por algum motivo.
O estudo avaliou hábito de consumo dos entrevistados, a fim de conhecer qual o tipo de imóvel as pessoas procuraram, em quais faixas de preço, a finalidade da compra e por quais meios efetuaram a busca.
A amostra apresenta informações de 500 pessoas, com margem de erro de 4,5 pontos percentuais.
De acordo com análise sobre a pesquisa, ou a oferta atual não atende ao desejo das pessoas no que se refere a tipo de imóvel, tamanho e localização, ou ultrapassa o poder de compra dos potenciais consumidores.
Dos 90% que informaram não ter procurado imóveis neste período, 19%, ou seja, 68 mil famílias afirmaram que têm intenção de comprar uma habitação nos próximos dois anos.