Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/07/2011

"Pastinha" do crédito imobiliário ganha espaço

"Cbic"
18/07/2011 :: Edição  137

 

Jornal Valor Econômico/BR 18 de julho de 2011
 

"Pastinha" do crédito imobiliário ganha espaço

Em meio ao crescimento acelerado do crédito habitacional, da ordem de 50% ao ano, começa a se consolidar no mercado a figura do correspondente imobiliário para fazer a intermediação entre o cliente e o banco. Essas novas empresas apostam na dificuldade das agências tradicionais das instituições financeiras em oferecer o produto, que requer maior conhecimento técnico e um longo período de acompanhamento ao longo do processo de aprovação das linhas.
 Cinco dessas empresas, criadas há menos de três anos, acabaram de criar uma associação de classe – Associação Brasileira dos Corretores de Empréstimo e Financiamento Imobiliário (Abracefi) – para dar visibilidade à profissão e também se diferenciar dos pastinhas tradicionais que operam no crédito consignado.
 Queremos criar uma identidade própria, diz Marcelo Prata, presidente da entidade e sócio do Canal do Crédito. Outro objetivo da Abracefi, segundo ele, é desenvolver uma espécie de código de conduta para atuação desses profissionais para melhorar o atendimento ao cliente.
 Os novos correspondentes se espelham no modelo americano de broker, profissional responsável pela oferta de linhas de financiamento aos clientes no momento da compra do imóvel, recebendo uma comissão das instituições financeiras. As empresas nos Estados Unidos separam a corretagem do imóvel da corretagem dos empréstimos.
 Não por acaso, quase todas as empresas filiadas à Abracefi têm sócios estrangeiros ou começaram a negociar a entrada de fundos de capital internacional.
 A Sagace e a Crédito Imobiliário Fácil (CIF) já receberam aportes de fundos estrangeiros. Há muito interesse no mercado imobiliário brasileiro, conta Fábio Seabra, diretor da Sagace. Para Joe Powell, diretor da CIF, a tendência é de novos entrantes nesse segmento.
 Já a Forecast Capital foi fundada por um coreano radicado no Brasil, Yim Lee, enquanto a Four Credit foi responsável por trazer o modelo espanhol ao Brasil e agora estrutura uma nova operação própria. Michelle Vainstok, da Four Credit, acredita em ampliação ainda maior do mercado quando houver uma diversificação do funding, hoje restrito à poupança.
 O Canal do Crédito, corretor de financiamento imobiliário online, recebeu aporte de investidores locais, mas recentemente também foi consultada por agentes do exterior.
 Além de levar o cliente até o banco, alguns correspondentes também fazem a assessoria ao tomador do empréstimo, oferecendo diversas opções de financiamento e acompanhado o processo até a aprovação da linha. A maior parcela da receita, no entanto, vem mesmo das comissões cobradas dos bancos.
 As companhias fecham acordos com as instituições financeiras, com comissões que variam de 0,5% a 2% do valor do crédito para as linhas de financiamento imobiliário. Nos contratos de home-equity (empréstimo com garantia do imóvel), essa comissão pode chegar a 3%. Os percentuais são inferiores aos cobrados pelos pastinhas que operam no consignado, que quando surgiram, em 2003, chegavam a cobrar 18% dos bancos. 

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECOVI-SP
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-Mossoró
Ademi – GO
Sinduscon-SP
Sinduscon-RN
Sinduscom-SL
Sinduscon-RIO
ADEMI-AM
Sinduscon-MS
ANEOR
SECOVI-GO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea