Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

27/04/2015

Para especialista da ONU, transparência é a receita para atrair boas parcerias

"Cbic"
27/04/2015

O Globo Online

Para especialista da ONU, transparência é a receita para atrair boas parcerias

Geoffrey Hamilton, chefe da seção de cooperação e parcerias da Comissão Econômica para a Europa, governo deve mostrar tolerância zero à corrupção

BRASÍLIA – Só um ambiente com tolerância zero à corrupção pode atrair os melhores parceiros para o desenvolvimento de concessões e demais parcerias público-privadas (PPPs). Esta é a avaliação de Geoffrey Hamilton, chefe da seção de cooperação e parcerias da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece). Ele é um dos responsáveis pelos parâmetros da ONU para desenvolvimento de PPPs, que devem ser apresentados em setembro. Ao GLOBO, de Genebra, Hamilton disse que essa definição de padrões de governança e transparência beneficiaria o país e os consumidores, atraindo os melhores parceiros:

– Atingir essas metas de desenvolvimento sustentável, via PPPs, no mundo exige transferências maciças de capital entre fronteiras. E esses investimentos não acontecem em condições de falta de transparência e com corrupção. Há muitas alternativas lá fora. Então, os governos têm de assumir esse compromisso de tolerância zero com a corrupção. As empresas privadas não gostam de países onde os dados são jogados para favorecer certos competidores nacionais.

Hamilton estará em Brasília amanhã, onde participa de seminário sobre Infraestrutura e PPPs, organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e associados internacionais. Ele sabe que o Brasil passa por dificuldades para avançar nas concessões, em meio à crise econômica e denúncias de corrupção. Para o executivo, é preciso se livrar das barreiras e colocar o programa na linha de frente. Ele sugere uma declaração do governo federal em favor da transparência para desenvolvimento das PPPs. Estratégias similares foram adotadas com sucesso em países em desenvolvimento, como Moçambique e Filipinas, lembrou:

– A tolerância zero com corrupção é baseada no princípio de que os processos público-privados são abertos a qualquer competidor, beneficiando com isso principalmente o consumidor dos serviços em questão.

Nesta semana, a Unece vai propor aos ministérios do Planejamento e da Fazenda uma consulta pública para adoção de padrões de transparência e governança nas próximas rodadas de concessões

 

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – RJ
SECOVI-GO
Ademi – ES
Sinduscon – Lagos
ASEOPP
Sinduscon-TAP
Sinduscon-MA
Ademi – AL
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-SF
Sicepot-RS
Assilcon
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea